Grupos da Europa League são definidos com Manchester United e Arsenal como favoritos ao título
Depois do sorteio de hoje, os participantes já conhecem os seus adversários na fase de grupos da segunda maior competição europeia
Reprodução/Instagram/ UEFA Europa League
Nessa sexta-feira foi realizado em Istambul o sorteio da fase de grupos da segunda maior competição europeia, a Europa League.
A competição, que nesse ano terá a presença dos gigantes Arsenal, Manchester United e Roma, tem final marcada para 31 de maio do ano de 2023, na cidade de Budapeste, na Hungria.
Regulamento da Europa League
A fase de grupos da Europa League começará a ser disputada dia 9 de setembro e terá todos os classificados conhecidos até dia 3 de novembro.
Os 32 clubes classificados para a fase de grupos estão divididos em oito grupos com quatro times, como a Uefa Champions League.
Os primeiros colocados de cada grupo ao final da primeira fase estarão classificados para as oitavas de final. Enquanto isso, os segundo colocados irão para um play-off onde enfrentarão os terceiros colocados de cada grupo da Liga dos Campeões.
Enquanto isso, os terceiros colocados de cada chave da Europa League estarão classificados para o mata-mata da Conference League, onde enfrentarão os segundos colocados de cada grupo desse torneio.
Como ficaram os grupos após o sorteio?
Grupo A: Arsenal (Inglaterra), PSV (Holanda), Bodø/Glimt (Noruega) e Zurich (Suiça).
Um dos grupos mais fortes da Europa League. Tem como favorito a passar diretamente o Arsenal, de Gabriel Jesus. Enquanto isso, o PSV é o mais cotado a pegar a vaga para o play-off.
Grupo B: Dínamo de Kiev (Ucrânia), Rennes (França), Fenerbahçe (Turquia) e AEK Lanarca (Chipre).
O grupo B é um dos mais equilibrados da competição europeia. Não há como apontar um favorito a passar de fase. Muito provavelmente, Fenerbahçe, Renner e o Dínamo de Kiev brigarão disputarão as duas vagas, com o time do Chipre sendo o azarão da chave.
Grupo C: Roma (Itália), Ludogorets ( Bulgária), Betis (Espanha) e Helsinki (Finlândia).
A Roma de José Mourinho é favorita no grupo C, que ainda tem o Betis como o mais cotado a pegar a segunda vaga.
Grupo D: Braga (Portugal), Malmo (Suécia), Union Berlim (Alemanha) e Union Saint-Gilloise (Bélgica).
No grupo D, os alemães do Union Berlim se destacam como favoritos isolados a passar de fase na Europa League. Os outros três devem brigar pela outra vaga.
Grupo E: Manchester United (Inglaterra), Real Sociedad (Espanha), Sheriff (Moldávia) e Omonia (Chipre).
O Manchester United pegou um grupo complicado no sorteio. Os ingleses são amplamente favoritos, mas terão que superar o Real Sociedad, que tem se destacado na Espanha e o Sheriff, que na temporada fez bonito na Champions League, inclusive vencendo o Real Madrid.
Grupo F: Lazio (Itália), Feyenoord (Holanda), Midtjylland (Dinamarca) e Sturm Graz (Áustria).
A chave F da Europa League é o “grupo da morte” da competição. Lazio, Feyenoord (atual-vice campeão da Conference League) e o Midtjylland devem brigam pelas duas vagas. Os italianos e os holandeses têm leve favoritismo.
Grupo G: Olympiacos (Grécia), Qarabag (Azerbaijão), Freiburg (Alemanha) e Nantes (França).
Os alemães do Freiburg devem passar tranquilamente de fase após terem um bom desempenho na Bundesliga na última temporada. No entanto, precisam superar antes os franceses do Nantes e os gregos do Olympicos, que também têm boas chances.
Grupo H: Estrela Vermelha (Sérvia), Mônaco (França), Ferencvaros (Hungria) e Trabzonspor (Turquia).
Outro grupo equilibrado na Europa League. Certamente o Estrela Vermelha é um dos mais tradicionais do leste europeu, mas não vem tendo bons resultados futebolísticos. Então, o favoritismo deve ficar com o Mônaco, que possui o craque brasileiro Vanderson em seu plantel.

