Fifa anuncia suspensão das atividades da Federação Indiana de Futebol; entenda
Fifa tomou uma decisão drástica em relação à Federação Indiana de Futebol, suspendendo as atividades de forma imediata
Copa do Mundo
A Fifa anunciou nesta semana a suspensão imediata de todas as atividades da Federação Indiana de Futebol devido à identificação de uma “interferência externa”, violando os estatutos da entidade máxima do futebol mundial.
Com esta punições, todos os clubes e seleções masculinas e femininas do futebol indiano estão proibidos de disputar partidas profissionais e de futebol amador em todas as divisões, colocando em dúvida a realização do Campeonato Indiano.
No mesmo comunicado, a Fifa também afirmou que a índia não receberá mais a disputa da Copa do Mundo Sub-17 de futebol feminino, torneio previsto para ocorrer entre os dias 11 à 30 de outubro.
Esta punição ocorre após a Federação Indiana de Futebol entrar em um estado crítico, sendo administrado por um conjunto de gestores após o ex-persidente Praful Patel ter permanecido no cargo além do máximo permitido (12 anos).
Outro problema do ex-presidente foi o fato de ter ocupado diversos cargos governamentais de alto nível, acumulando funções na Federação Indiana.
Fifa já tomou decisões semelhantes com outras federações
O estatuto da Fifa afirma que as federações devem estar totalmente livres de interferência legal e política em seus países. A entidade suspendeu outras federações nacionais pelo mesmo motivo, com destaques para Zimbábue, Quênia e Paquistão.
Existe a possibilidade da suspensão desta decisão da Fifa após a realização de novas eleições na Federação Indianas no dia 28 de agosto, com o processo sendo iniciado na última semana após aprovação de um cronograma da Suprema Corte.

