Home Futebol Galtier “conquista” Messi e usa argentino como “trunfo” no vestiário do PSG

Galtier “conquista” Messi e usa argentino como “trunfo” no vestiário do PSG

Messi se sente feliz com o novo treinador e gosta da função que desempenha em campo

Por Paulo Foles em 24/08/2022 08:57 - Atualizado há 3 anos

Shaun Botterill Getty-Images

Christophe Galtier nunca treinou um elenco com grandes estrelas ao longo da carreira. Mesmo vivendo a primeira experiência em um vestiário cheio de grandes jogadores, o treinador vem sabendo lidar com as questões do dia a dia e usa estratégias para conseguir se adaptar ao grupo. No PSG, além de reconstruir o time taticamente, ele mostra capacidade para “driblar” polêmicas e ganhar o grupo.

Um das questões que justifica o sucesso de Galtier até o momento é Lionel Messi. O técnico trabalhou desde o primeiro dia para conquistar o argentino, um dos melhores jogadores da história do futebol. Logo de início, ele se reuniu com o camisa 30 em uma conversa particular e explicou as ideias de jogo para o jogador, onde prometeu deixar o ex-Barcelona mais confortável em campo.

Segundo informações do Uol, Messi está muito satisfeito com o treinador. O novo esquema tático, o 3-4-1-2, agrada ao argentino, que faz a função de vir de trás para “interagir” com Neymar e Mbappé, os dois mais avançados em campo.

Por ali, o argentino tem total liberdade de se movimentar vindo de frente para o gol, além de ter diversas opções para prosseguir as jogadas: Nuno Mendes e Hakimi usam muito bem os corredores laterais, Mbappé é um flecha em profundidade e Neymar sempre está próximo para tabelas. Por fim, Messi não tem responsabilidades defensivas.

Portanto, as promessas feitas por Galtier na primeira reunião com Messi foram cumpridas, ainda de acordo com o site. Com isso, o treinador ganhou um grande “aliado” no vestiário. O ex-Barcelona tem um perfil silencioso. Na polêmica dos pênaltis entre Neymar e Mbappé, ele não se manifestou publicamente e adotou uma postura calma diante dos problemas. O camisa 30 nem sequer chegou a cogitar a se candidatar como um possível cobrador, apenas ficou em silêncio.

Messi foi cobrador do Barcelona durante a vida toda, mesmo assim não se importa em ser o número 1 no PSG. O Uol diz que fontes ligadas ao jogador garantem que ele “ignora” completamente as polêmicas e permanece focado em se manter em alto nível para chegar bem para a disputa da Copa do Mundo.

Se os problemas com Neymar e Mbappé já surgiram neste início de temporada – e, aparantemente, resolvidos -, o mesmo não é possível dizer sobre Messi, que segue trabalhando silenciosamente para fazer baraulho com a bola nos pés.

Recentemente, Galtier falou como pretende conduzir a parte física das três estrelas ofensivas e não descartou poupar um dos três em alguns momentos: “Substituir Messi, Neymar ou Kylian durante a partida? Já falei isso com eles. Teremos quase 26 jogos somente na primeira parte da temporada. Teremos que fazer isso e às vezes um deles pode sequer começar a partida”, explicou o treinador do PSG.

Sair da versão mobile