Home Futebol Grêmio: após brigas, Arena terá arquibancada norte interditada na Série B

Grêmio: após brigas, Arena terá arquibancada norte interditada na Série B

Tricolor novamente não poderá vender ingressos para o setor; torcidas organizadas também foram banidas por 90 dias

Por William Nunes em 22/08/2022 12:10 - Atualizado há 3 anos

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio teve no domingo o seu recorde de público no ano. O estádio estava repleto de crianças após promoções feitas por parte do clube. Porém, o que era para ser motivo de comemoração e festa por pouco não virou tragédia.

A briga entre as torcidas organizadas se iniciou ainda no primeiro tempo no setor norte do Arena do Grêmio. Os “Torcedores” se agrediam e se provocavam em meio a mulheres e crianças que haviam vindo ao estádio para ver um jogo de futebol e não briga de rua. Porém, faltou avisar aos delinquentes que eles não eram os astros do evento e sim os jogadores.

A confusão inicial cessou somente depois da presença da Brigada Militar. No entanto, assim que a polícia deixou a área, cerca de 10 minutos depois, a briga recomeçou. Delinquentes encurralavam adversários contra as paredes do estádios e os agrediam com pedaços de pau e socos.

Mulheres e crianças, que não haviam sido removidos da área, tentavam escapar da confusão. A única solução que muitos encontraram para escapar da pancadaria foi pular a murada e sair do setor, fugindo do caos.

As consequências da confusão já começam a ser sentidas pelo Grêmio. O Juizado do Torcedor puniu quatro torcidas organizadas que estariam envolvidas na pancadaria. Seriam a “Geral do Grêmio”, “Rasta”, “Garra Tricolor” e “Torcida Jovem”. Elas foram banidas por 90 dias do estádio.

Além disso, o mesmo órgão ordenou a interdição da arquibancada norte imediatamente. Já nessa sexta-feira, contra o Ituano, o Tricolor não poderá usar o setor.

No entanto, essas punições são provisórias e as coisas ainda podem piorar para o Tricolor. Como o caso ganhou atenção nacional e a confusão foi amplamente filmada e divulgada tanto na imprensa quanto nas redes sociais, o STJD deve entrar em ação e punir o Grêmio.

O Grêmio poderá ser enquadrado no artigo 213 e novamente perder mando de campo, de uma a dez partidas. Além disso, também pode pagar uma multa.

O artigo 213, em que o Grêmio pode ser enquadrado, afirma o seguinte em seu primeiro parágrafo:

“Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a 10 partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.” 

Tricolor já havia tido problemas na Arena

O Grêmio frequentemente tem problemas na arquibancada norte do seu estádio. Inclusive, o setor estava proibido de ser ocupado até parte do primeiro turno da Série B desse ano, como uma punição pela confusão que ocorreu no ano passado.

Na campanha que resultou no trágico rebaixamento do Grêmio, membros das torcidas organizadas que ocupavam o setor invadiram o campo e depredaram o VAR, além de agredirem seguranças do time. A confusão ocorreu depois da partida contra o Palmeiras.

O Tricolor foi punido e teve que jogar com portões fechados. Além do fechamento do setor por várias rodadas.

Exit mobile version