Luto no futebol: ex-Benfica e seleção de Portugal morre aos 63 anos
Atacante fez história no futebol com as camisas do Benfica e da seleção de Portugal, onde disputou uma Eurocopa; saiba detalhes
Divulgação - SL Benfica
O futebol português está de luto com a notícia da morte de Fernando Chalana, na última madrugada, aos 63 anos. O ex-jogador foi ídolo do Benfica, onde jogou por treze temporadas, além de também ter representado a seleção de Portugal.
Conhecido como “Pequeno Genial”, Chalana vestiu a camisa do Benfica em 310 jogos divididos, em duas passagens. No total, o ex-atacante balançou as redes 47 vezes pelo clube, que é um dos times mais tradicionais do futebol português e europeu.
Também chamado de ‘Chalanix’, devido à sua semelhança com o personagem Asterix, Chalana atuou fora de Portugal com a camisa do Bordeaux, da França, de onde voltou para a sua segunda passagem no Benfica.
Ídolo no Benfica e parte da seleção de Portugal de futebol
Fernando Chalana também computou 27 convocações para a seleção de Portugal, entre os anos de 1976 e 1988. O “Pequeno Genial” fez parte do grupo português que disputou a Eurocopa de 1984, sediada na França, onde os lusos caíram na semifinal para os donos da casa, que eram capitaneados pelo craque Michel Platini.
“Um dos grandes e eternos nomes da Mística do Sport Lisboa e Benfica, ingressou no clube aos 15 anos e representou-o, primeiro como jogador, durante 13 temporadas (1974-1984 e 1987-1990), e depois, durante largos anos, como elemento técnico ligado ao futebol. Natural do Barreiro, onde nasceu no dia 10 de fevereiro de 1959, Fernando Chalana vestiu oficialmente o Manto Sagrado pela primeira vez no dia 7 de março de 1976, com apenas 17 anos e 25 dias. Até àquela data, nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1ª divisão portuguesa”, declarou o Benfica em seu site oficial.
Além de Benfica, Bordeaux e seleção de Portugal, Chalana também atuou com as camisas de Belenenses e Estrela da Amadora, já na parte final de sua carreira no futebol.

