Home Outros Esportes NFL: Rookie dos Bills é acusado de estuprar menor de idade

NFL: Rookie dos Bills é acusado de estuprar menor de idade

Araiza e mais dois ex-companheiros de time universitário do San Diego State são acusados de estrupro coletivo de uma adolescente em festa fora do campus

Por Luís Martinelli em 26/08/2022 16:59 - Atualizado há 3 anos

Adrian Kraus/AP

Matt Araiza, atualmente punter do Buffalo Bills, e mais dois ex-companheiros de time de San Diego State, do futebol americano universitário, são acusados em um processo civil nesta quinta-feira (25) de estuprar uma adolescente em uma festa fora do campus no ano passado.

O processo, aberto na corte superior do condado de San Diego, acusa Araiza, Zavier Leonard e Nowlin “Pa’a” Ewaliko de estupro coletivo de uma garota de então 17 anos em uma festa de Halloween em uma casa onde o punter morava.

A autora da ação, agora com 18 anos, é identificada como “Jane Doe” porque ela era menor de idade na época.

Nenhuma prisão foi feita e a polícia de San Diego não identificou nenhum dos suspeitos.

Leonard é listado como novato “freshman” da linha ofensiva de Arlington, no estado do Texas. Ewaliko não está na lista dos Aztecs neste ano, mas estava no elenco como jogador de linha defensiva, de Seattle, Washington.

Detalhes da acusação

De acordo com a ação, a adolescente estava bebendo com amigos quando decidiram ir à festa em 17 de outubro e ela foi visivelmente embriagada desde a chegada. Ela foi separada dos amigos e foi abordada por Araiza, que ofereceu uma bebida, segundo o processo. A vítima acredita que a bebida “não continha apenas álcool, mas outras intoxicantes”, disse a queixa.

Ela disse para  Araiza, que tinha 21 anos na época, que estava no último ano do ensino médio, segundo o processo. Ela alega então que ele a levou para um quintal ao lado onde ele pediu para ela fazer sexo oral com ele antes de tê-la levado para o quarto da casa. Havia pelo menos três homens no quarto, incluindo Leonard e Ewaliko, segundo a acusação. Consta no processo que Araiza jogou a jovem na cama e ela ficou inconsciente enquanto estava sendo estuprada. Porém, a denúncia afirma que “ela se lembra de alguns momentos do horrível estupro coletivo”.

Após uma hora e meia, a jovem “saiu do quarto sangrando e chorando” segundo o processo. Os seus piercings do nariz, umbigo e orelha foram arrancados.

Ela imediatamente contou aos amigos sobre o crime e no dia seguinte foi à polícia fazer a denúncia e passou por um exame de corpo de delito, de acordo com a ação. As autoridades instruíram ela a ligar para Araiza, o que ela fez 10 dias depois enquanto os detetives fizeram a gravação, segundo o processo.

Durante a ligação, Araiza confirmou ter tido relações sexuais com ela, afirma a denúncia, entretanto quando ela perguntou para ele: “E nós fizemos sexo de verdade?”, ele respondeu: “Este é Matt Araiza. Não me lembro de nada daquela noite” e desligou.

Carreira de Araiza no futebol americano universitário e seleção no Draft

Matt Araiza, de 22 anos, jogou na universidade de San Diego State entre 2019 e 2021, atuando primeiramente como kicker e depois tornou-se punter no seu terceiro e último ano na equipe, após ter sido recrutado da Rancho Bernardo High, de San Diego. Ele virou um dos jogadores mais reconhecidos do time durante a campanha de 12-2 da universidade, que terminou o 2021 como a 25ª melhor segundo o ranking da Associated Press. Ele registrou média de 51,19 jardas por punt, em recorde da NCAA. Além disso, Araiza venceu o prêmio Ray Guy e integrou o primeiro time All-American.

Neste ano, Araiza foi selecionado na quinta rodada do Draft pelo Buffalo Bills.

De acordo com o advogado do punter, Kerry Armstrong, os Bills foram informados das alegações e investigação de Araiza antes que o processo fosse aberto porque ele forneceu atualizações à equipe desde que foi contratado pelo jogador cerca de seis semanas atrás.

O processo foi aberto dias depois de Araiza ter se tornado o punter titular dos Bills, após a equipe ter dispensado Matt Haack.

“Recentemente fomos informados sobre um processo civil de outubro de 2021 envolvendo Matt”, disseram os Bills em nota. “Por causa da gravidade da acusação, realizamos um exame minucioso do assunto. Como esta é uma ação civil em andamento, não teremos outros comentários no momento”.

Os representantes de Ewaliko e Leonard não fizeram comentários sobre a denúncia.

Sair da versão mobile