Mundial de Atletismo Sub-20: atleta do Capão Redondo busca ouro na Colômbia
Vanessa Sena, de 17 anos, disputa o salto em distância; Brasil leva 37 atletas para competição que vai até sábado, em Cali
Wagner Carmo/CBAt
A saltadora Vanessa Sena, de 17 anos, é uma das esperanças de medalha do Brasil no Mundial de Mundial de Atletismo Sub-20, que começou nesta segunda-feira e vai até sábado, em Cali, na Colômbia.
Ela compete no salto em distância, considerada sua prova principal, mas também vai disputar o revezamento 4×100 m feminino e tinha índice para os 200 m rasos. Abriu mão da prova para priorizar o salto, disputa em que conquistou o título da Gymnasiade (Mundial Escolar), em maio, na França.
“Como as provas dos 200m e do salto em distância estavam muito próximas uma da outra, a minha comissão técnica achou melhor que eu participasse só de uma delas”, explicou Vanessa, que é paulistana, começou a praticar atletismo na escola e foi convidada para treinar no Centro Olímpico, depois de vê-la participando de uma competição.
A saltadora ainda mora com os pais no Capão Redondo, bairro da zona sul de São Paulo a cerca de 20 km de seu lugar de treino, que fica na Vila Clementino, perto do Parque do Ibirapuera. Estou bem animada e bem confiante. Me sinto preparada para dar o meu melhor e buscar uma medalha”, disse.
Com 6,35 m como melhor marca pessoal no salto em distância, ela espera conseguir evoluir mais alguns centímetros para poder brigar pelo pódio na Colômbia. “Vou dar o meu máximo, mesmo porque tenho conseguido boas marcas nas minhas últimas competições. Acho que saltando 6,40 m consigo uma medalha”, aposta.
A delegação selecionada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Mundual Sub-20 tem 37 atletas, sendo 19 mulheres e 18 homens. As provas vão até sábado, com transmissão pelo SporTV 2.

