Rafinha Alcântara no Atlético-MG: PSG autoriza jogador a procurar novo clube
Rafinha Alcântara tem contrato com o Paris Saint-Germain até junho de 2023. Volante defendeu a Real Sociedad na última temporada
Divulgação/ PSG
O volante Rafinha Alcântara está definitivamente fora dos planos do Paris Saint-Germain. Algo do Atlético-MG, O brasileiro tem contrato com o clube francês até junho de 2023, porém o pai do jogador, Mazinho, foi informado da decisão pelo consultor esportivo Luís Campos.
O Torcedores.com apurou que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, decidiu colocar Rafinha Alcântara na lista de jogadores negociáveis após reunião com o técnico Christophe Galtier que não o relacionou para os primeiros jogos da temporada.
Rafinha Alcântara ganhou a fama de jogador problema por ser indisciplinado, displicente nos treinos e de ter pouco empenho quando está entregue ao departamento médico. Ele, outras palavras, não se encaixa no perfil que o treinador deseja ter no elenco do PSG.
A opinião do astro Kylian Mbappé, atual ‘dono do vestiário’ do Paris Saint-Germain, também foi levada em consideração pela comissão técnica e, principalmente, por Nasser Al-Khelaïfi. Afinal, o atacante é o maior nome do plano de crescimento do clube francês.
Essa não é a primeira vez que Rafinha Alcântara tem seu nome ligado a uma possível transferência. O Flamengo, por exemplo, tentou duas vezes sua contratação. Porém, o clube carioca não obteve sucesso nas investidas ao jogador de 29 anos.
Ainda segundo apurou a reportagem, Rafinha Alcântara tem em mãos o projeto esportivo do Atlético-MG. Contudo, a diretoria alvinegra aguarda o ‘sim’ do jogador para abrir conversas com o empresário Giuliano Bertolucci que irá representar o meio-campista nesta operação.
A relação de Rafinha Alcântara com a diretoria do Paris Saint-Germain sempre foi boa. Entretanto, o jogador nunca conseguiu se firmar como titular na equipe francesa. Contratado em junho de 2020, ele disputou apenas 39 partidas pelo clube.
Rafinha Alcântara prioriza a Europa
Desde que foi comunicado de que está fora dos planos do PSG, Rafinha Alcântara passou avaliar algumas propostas que recebeu nas últimas horas. Na última quarta-feira (10), ele foi procurado por representantes de clubes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes.
O volante, porém, descartou a possibilidade de atuar no Oriente Médio. Rafinha Alcântara prioriza, se possível, seguir na Europa. Seu desejo é atuar por uma equipe que irá disputar a Liga dos Campeões da Europa, conforme apurou o Torcedores.com.
De acordo com duas pessoas do estafe do meio-campista consultadas pela reportagem, Rafinha Alcântara tem em mãos ofertas de clubes da Alemanha, Inglaterra, Itália, Rússia e Turquia.
Até o momento, Rafinha Alcântara ainda não se manifestou sobre seu futuro. Ele avalia todos os cenários a fim de encontrar um projeto que seja financeiramente bom e, principalmente, atraente esportivamente.
E o Atlético-MG?
O Atlético-MG tenta viabilizar a contratação de Rafinha Alcântara nesta janela de transferências. O diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano trabalha nos bastidores para conseguir o empréstimo do volante, medalhista olímpico com a seleção brasileira em 2016.
O dirigente alvinegro tenta costurar um acordo onde consiga a cessão do jogador com 100% dos salários bancados pelo time de Paris. Apesar da negociação ser considerada, a expectativa é de que a negociação ganhe novos capítulos nos próximos dias.
O volante não apresenta nenhum problema médico atualmente, conforme o Torcedores.com apurou. Na última temporada, por exemplo, ele foi titular em 15 das 21 partidas que realizou pela a Real Sociedad. Além disso, marcou um gol e somou 1.264 minutos em campo.

