São Paulo ‘amassou’ o Flamengo em derrota na Copa do Brasil? Veja números
Clássico entre os gigantes da primeira divisão levou mais de 51 mil torcedores ao Morumbi para a ida da semifinal da competição
Rubens Chiri / saopaulofc.net
A derrota do São Paulo para o Flamengo por 3×1 na ida da semifinal da Copa do Brasil frustrou os torcedores que tiveram uma boa impressão do clube no Morumbi. Pelas mídias sociais, alguns fanáticos do time paulista apontaram até que houve um “amasso” dos mandantes diante dos cariocas na noite passada.
Essa ampla superioridade sugerida pelos adeptos da equipe de Rogério Ceni se traduziu em partes na análise fria dos números. Isso porque, de acordo com as estatísticas do site especializado SofaScore, o que se viu foi, de fato, um certo domínio do Tricolor, mas sem muita assertividade na conclusão das jogadas.
O São Paulo terminou o confronto em sua casa com mais posse de bola que o adversário (53×47), alternando momentos de grande pressão ao Flamengo e de investidas perigosas do rival. Por alugar o campo de defesa dos cariocas em algumas oportunidades, os paulistas arriscaram por diversas vezes furar a meta de Santos.
Faltou qualidade para o São Paulo
As estatísticas referentes ao número de chutes a gol impressionam: ao todo, foram 26 arremates do lado dos mandantes contra apenas sete do lado rubro-negro. Mas é aí que o “amasso” deixa de fazer sentido. Afinal, em termos de aproveitamento e qualidade na definição, o Tricolor só registrou uma conclusão certa a mais que o Fla (5×4).
As bolas atiradas à área compuseram boa parte da estratégia de Ceni no Morumbi. Para termos de comparação, o Flamengo teve apenas dois escanteios contra 17 do São Paulo — o único tento marcado pelos paulistas não partiu de uma jogada aérea, mas, sim, de um chute rasteiro. O time, porém, acertou 40 dos 66 (61%) lançamentos feitos.
Confira mais números de São Paulo x Flamengo:
Faltas cometidas: 14×9
Grandes chances criadas: 0x3
Grandes chances desperdiçadas: 0x2
Passes: 469 (82% de aproveitamento) x 439 (84%)
Bolas perdidas: 143×105
Divididas vencidas: 37×42
Roubadas de bola: 10×14

