Seleção brasileira feminina convoca 25 para amistosos contra África do Sul
Das convocadas pela técnica Pia Sundhage para jogos nos dias 2 e 5 de setembro, 16 atuam nos times do Brasileirão feminino
Thais Magalhães/CBF
A técnica Pia Sundhage convocou nesta sexta-feira (26) 25 jogadoras para os amistosos da Seleção brasileira feminina para os amistosos diante da África do Sul, que serão disputados nos dias 2 e 5 de setembro – o primeiro jogo será em Johanesburgo e o segundo ainda não tem local definido, segundo a CBF.
As jogadores já se apresentam nesta segunda-feira para a viagem e ficarão à disposição da CBF até o dia 6 de setembro. Por causa dessa data Fifa, ao contrário do que acontece nos jogos da seleção masculina, haverá um intervalo de duas semanas entre os jogos semifinais do Brasileirão feminino e também não haverá rodada do Paulista feminino, o que evita que os clubes fiquem desfalcados de suas principais estrelas.
Das convocadas, 16 atuam nos clubes brasileiros e nove no exterior. Duas das “brasileiras” não tinham sido convocadas para a seleção desde a chegada de Pia: a zagueira Day Silva, do Palmeiras, e a meia Micaelly, do São Paulo.
Outras quatro atletas não participaram da campanha do título da Copa América, em julho, que garantiu o Brasil na Copa do Mundo de 2023 e nas Olimpíadas de Paris-2024, e retornam agora à seleção: a zagueira Thais, do Palmeiras, a meia Jaque Ribeiro, do Corinthians, e as atacantes Ludmila, do Atlético de Madrid, e Gabi Nunes, do Madrid CFF.
A África do Sul também vem de título conquistado em julho: pela primeira vez a equipe venceu a Copa das Nações Africanas Feminina, com vitória sobre o Marrocos por 2 a 1 na decisão. As duas seleções só se enfrentaram uma vez, na fase de grupos dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, um empate por 0 a 0 em jogo disputado na Arena da Amazônia, em Manaus.
Veja a lista de convocadas para a seleção feminina
Goleiras
Luciana – Ferroviária
Lorena – Grêmio
Natascha – Flamengo
Defensoras
Antonia – Levante UD (Espanha)
Day Silva – Palmeiras
Fê Palermo – São Paulo
Kathellen – Real Madrid (Espanha)
Letícia Santos – Frankfurt (Alemanha)
Thais – Palmeiras
Tamires – Corinthians
Rafaelle – Arsenal (Inglaterra)
Meio-campistas
Adriana – Corinthians
Ary Borges – Palmeiras
Duda Santos – Palmeiras
Duda Francelino – Flamengo
Duda Sampaio – Internacional
Gabi Portilho – Corinthians
Kerolin – North Caroline Courage (EUA)
Micaelly – São Paulo
Jaque Ribeiro – Corinthians
Atacantes
Bia Zaneratto – Palmeiras
Debinha – North Caroline Courage (EUA)
Gabi Nunes – Madrid CFF (Espanha)
Geyse – Barcelona (Espanha)
Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)

