Home Futebol Tite explica trabalho coletivo que ajuda Neymar na seleção brasileira

Tite explica trabalho coletivo que ajuda Neymar na seleção brasileira

Treinador analisa movimentos de Neymar dentro de campo e fala da mudança tática do camisa 10

Por Paulo Foles em 16/08/2022 15:02 - Atualizado há 3 anos

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Neymar tem várias “versões” ao longo de sua carreira. O ponta esquerda dos tempos de Barcelona deixou de existir e se transformou em um jogador que atua mais pela faixa central do campo, onde cria jogadas e tem liberdade para se movimentar. Quem explica essa mudança é Tite, treinador da seleção brasileira, que deu detalhes de como o trabalho coletivo potencializa o talento do camisa 10.

“O trabalho de compactação sem bola permite liberdade criativa ao grande jogador. O Neymar é o grande jogador e a engrenagem permite espaço maior. O Neymar não é o Neymar do Barcelona, pelo lado. É o Neymar mais central onde é arco e flecha, onde é pensador e executador, onde vai fazer a assistência e também a finalização. Ele é um jogador que amplia a área de ação”, ressaltou Tite, em entrevista ao Uol.

Os números de Neymar neste começo de temporada pelo PSG provam os argumentos de Tite. Ele soma cinco gols e três assistências em três partidas até esse momento. O camisa 10 se torna cada vez mais um criador de jogadas ao mesmo tempo que tem a velha capacidade de finalizar e marcar gols.

A seleção brasileira de Tite está entre as favoritas para a Copa do Mundo 2022 no Catar. Invicta nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil sonha com o hexa em uma geração que deixou de ser apenas dependente de Neymar. Hoje, a equipe conta com o talento de Vinícius Júnior, Raphinha, Rodrygo, Antony, Lucas Paquetá e outros. Além do mais, alguns atletas retomaram a confiança e vivem grande fase na Europa, como é o exemplo de Gabriel Jesus no Arsenal, que ganha moral com Tite.

Neymar, em ótimo momento no PSG, já falou algumas vezes sobre o sonho pela Copa. Em live recentemente, ele mostrou confiança para 2022/23: “Essa temporada vai entrar tudo. É só chutar. Estou sentindo. Sabe quando a gente está com um feeling bom? Feeling bom. Vou chutar na Copa? Gol”, disse Neymar. “Chutar de esquerda? Gol. Cabeceia? Gol. De cabeça, eu estou bom agora. Tanto que eu treinei nas férias de cabeça, eu estou bom. Até balançando o pescoço”, declarou ele.

E o que foi dito por Neymar já vem acontecendo nos últimos jogos. O camisa 10 já marcou gols de falta, pênalti, cabeça e direita, além de diveras assistências e participação ativa ao longo dos jogos.

Exit mobile version