Home Futebol Copa do Mundo 2022: Harry Kane usará faixa de capitão em campanha contra a homofobia

Copa do Mundo 2022: Harry Kane usará faixa de capitão em campanha contra a homofobia

O principal jogador da Inglaterra e mais nove capitães de outras seleções vão utilizar a braçadeira OneLove no mundial do Catar para combater a discriminação

Por Renato Roschel em 21/09/2022 23:51 - Atualizado há 2 anos

Michael Regan/Getty Images

Capitães de dez seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2022 vão se unir em um esforço para melhorar os direitos humanos na Copa do Mundo. O uso da braçadeira especial de capitão fará parte da campanha “OneLove”. Participarão do movimento os times da Inglaterra, País de Gales, Holanda, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Noruega, Suécia e Suíça.

A braçadeira carrega o logotipo com o desenho de um coração preenchido com as cores do arco-íris, símbolo identificado com a causa LGBTQIA+.

A demonstração de apoio ao movimento contra a homofobia vai ocorrer dentro de um país que pune homossexuais com apedrejamento.

No Código Penal do Catar há uma lei que proíbe o homossexualismo para homens e mulheres. A pena máxima para quem descumpre essa norma é o apedrejamento. O fato da Copa do Mundo acontecer em um país onde a homossexualidade é proibida trouxe diversos questionamentos ao governo do Catar.

O governo do Catar, por sua vez, garantiu que os torcedores com bandeiras do arco-íris não serão presos. Porém, segundo o mesmo governo, isso vai ocorrer desde que esses mesmos torcedores não “desrespeitem” a cultura e as normas locais.

Apesar dos esforços de diversas federações europeias, não se sabe ao certo ainda se beijar em público ou até mesmo andar de mãos dadas poderá ou não ser considerado uma ofensa ou um crime.

Segundo o jornal britânico The Guardian, fontes próximas às autoridades do Catar continuam afirmando que os fãs terão de respeitar a cultura local, onde demonstrações públicas de afeto entre pessoas do mesmo sexo são desaprovadas.

O governo do Catar também foi pouco claro em explicar quais seriam as ofensas e onde é possível traçar uma linha do que eles consideram aceitável e o que consideram crime.

Em entrevista ao jornal britânico “The Sun”, Kane falou que “usar a braçadeira juntos em nome de nossas equipes enviará uma mensagem clara quando o mundo estará assistindo”.

Kane tem o apoio da Federação Inglesa de Futebol (FA). Segundo o “The Guardian”, a Federação Inglesa de Futebol pediu garantias ao governo do Catar capazes de proteger os torcedores ingleses no mundial.

A Federação Inglesa de Futebol quer garantias do governo do Catar que casais LGBTQIA+ presentes na Copa do Mundo não serão processados, como é costume naquele país.

Exit mobile version