Cotado para o lugar de Roger Machado, Renato Portaluppi ainda não foi procurado pelo Grêmio
Campeão da Libertadores de 2017, Renato Portaluppi está sem clube desde novembro do ano passado. Seu último trabalho foi no Flamengo
Lucas Uebel/ Grêmio
Após o Grêmio ser derrotado por 2 a 0 pelo Criciúma, na última terça-feira (30), pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, aumentaram os rumores de uma possível demissão do técnico Roger Machado.
O Torcedores.com apurou que o presidente Romildo Bolzan Jr está convencido de que o ciclo do treinador este perto do fim. O time tricolor está longe de fazer uma campanha segura na segundona, o que vem preocupando a todos no clube.
O dirigente tricolor avalia algumas opções disponíveis no mercado da bola para assumir o Grêmio na sequência da temporada. Os nomes de Gustavo Morinigo, Marquinhos Santos e Sylvinho foram citados internamente, mas são considerados inexperientes.
Vanderlei Luxemburgo também foi lembrado pela ala mais conservadora ligada a Romildo Bolzan Jr. Entretanto, o nome do ex-técnico da seleção brasileira não conta com a simpatia do mandatário tricolor por causa dos trabalhos recentes no Cruzeiro e Vasco.
Técnicos livres no mercado
Juan Carlos Osorio (ex-América de Cali)
Marquinhos Santos (ex-Ceará)
Martín Lasarte (ex-seleção chilena)
Reinaldo Rueda (ex-seleção colombiana)
Renato Portaluppi (ex-Flamengo)
Sylvinho (ex-Corinthians)
Vanderlei Luxemburgo (ex-Cruzeiro)
Ainda segundo apurou a reportagem, o único nome de consenso entre todas as correntes políticas do clube é o de Renato Portaluppi. Um dos maiores técnicos da história do Grêmio está desempregado desde novembro do ano passado, quando foi demitido pelo Flamengo.
De acordo com três dirigentes consultados pelo Torcedores.com, o Grêmio pretende fazer uma investida ao treinador, que possui fortes laços com o clube – onde conquistou o Mundial de Clubes como jogador em 1983 e a Copa Libertadores da América como técnico em 2017.
Apesar do interesse tricolor, fontes ligadas à Renato Portaluppi afirmaram que o contato por parte do Grêmio ainda não ocorreu. Procurado pela reportagem, o empresário do técnico Gerson Oldemburg, foi categórico sobre uma eventual sondagem do clube.
“O Grêmio tem técnico. O Roger Machado é o técnico do clube. Não conversamos com dirigentes que comandam clubes que ainda tem um treinador à frente do time”, disse o agente de Renato Portaluppi.
Grêmio não descarta técnico estrangeiro
A situação delicada de Roger Machado desencadeou uma série de reuniões no Grêmio desde a madrugada da última quarta-feira (31). A diretoria se vê na obrigação de se movimentar para dar uma satisfação ao torcedor que deseja a saída do técnico.
Apesar de Renato Portaluppi ser considerado o primeiro nome da lista, a contratação de um técnico estrangeiro não está descartada. Internamente o discurso é de que o clube tem condições de “esticar a corda” para encontrar um nome diferente.
A procura por um novo comandante é liderada por Romildo Bolzan Jr. Enquanto isso, Roger Machado seguirá no Grêmio sabendo que pode ser demitido em caso de derrota para o Vila Nova na próxima sexta-feira, em Porto Alegre.

