Home Automobilismo Emerson Fittipaldi é derrotado em eleições para o Senado na Itália

Emerson Fittipaldi é derrotado em eleições para o Senado na Itália

Piloto acabou vencido por argentino em votação para vaga no parlamento voltada a pessoas com cidadania italiana que vivem no exterior

Por Fernando Cesarotti em 26/09/2022 22:19 - Atualizado há 3 anos

Reprodução/Alfredo Estrella - AFP

O bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi foi derrotado na eleição para uma vaga no Senado da Itália que é destinada a pessoas com cidadania italiana que vivem na América no Sul.

Ele concorreu pelo partida Irmãos da Itália, de direita, que lidera a coligação vencedora das eleições e que deve fazer a nova primeira-ministra, Giorgia Meloni. O ex-piloto brasileiro ficou em segundo, com 31.386 votos, e foi derrotado pelo argentino Mario Alejandro Borghese, do Movimento Associativo dos Italianos no Exterior (Maie), que recebeu 58.233 votos.

“Obrigado, família italiana, por todo carinho e apoio em nossa campanha. Continuaremos lutando pelo sua cidadania italiana. Contra aqueles que querem mudar seu direito. Conte sempre com nosso apoio”, escreveu o ex-piloto em seu Instagram. Durante sua campanha, ele recebeu apoio do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, entre outras personalidades.

Em terceiro lugar ficou outro brasileiro: Andrea Matarazzo, que já foi vereador em São Paulo e embaixador do Brasil na Itália, concorreu pelo Partido Democrático, de centro-esquerda, e recebeu 27.201 votos.

O parlamento da Itália reserva três vagas para sul-americanos com cidadania italiana, uma no Senado e duas na Câmara dos Deputados, onde um dos eleitos foi o brasileiro Fabio Porta, do Partido Democrático.

Ao todo, são 4,7 milhões de cidadãos italianos que moram na América do Sul registrados para votar, sendo 418 mil deles brasileiros.

Exit mobile version