F1: fãs se irritam com safety car no fim do GP de Monza e inocentam Michael Masi
Uma das corridas mais tradicionais da Fórmula 1 (F1), o GP de Monza terminou sem disputa entre os pilotos. Michael Masi foi lembrado
Bryn Lennon/Getty Images
Realizado na manhã brasileira deste domingo (11), o Grande Prêmio (GP) de Monza teve um fim decepcionante para uma parte dos fãs de Fórmula 1 (F1). Isso porque a prova terminou sem disputa entre os pilotos e com safety car na pista.
O carro guiado por Daniel Ricciardo teve problemas mecânicos. O australiano parou o veículo no meio do circuito durante a volta 47.
O imprevisto fez a bandeira amarela ser acionada pelos comissários. Pela regra, todos os pilotos devem reduzir a velocidade e, se quiserem, podem ir ao pit stop para trocar os pneus e reabastecer.
Em busca da vitória, Max Verstappen, Charles Leclerc e outros pilotos dirigiram até a garagem e colocaram pneus macios. A expectativa era de muita emoção.
O safety car entrou no circuito a partir da volta 51. No entanto, ficou na pista até a última volta ser completada. A ocorrência irritou alguns torcedores.
Corrida de F1 termina sem disputa entre pilotos
Max Verstappen vence com tranquilidade o GP da Itália#F1 #F1naBand #Formula1 pic.twitter.com/tGLYXwiZlZ
— Esporte Na Band (@esportenaband) September 11, 2022
Nas redes sociais, eles deixaram claro que ficaram descontentes com a condução do caso e pediram até o retorno de Michael Masi, ex-diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Masi foi afastado depois de se envolver numa polêmica que decidiu o título de F1 na última temporada após a realização do Grande Prêmio de Abu Dhabi.
Lewis Hamilton liderava com folga e dirigia tranquilamente para ser campeão mundial pela oitava vez da carreira.
No entanto, um acidente protagonizado por Nicholas Latifi forçou bandeira vermelha.
A paralisação da corrida reaproximou os pilotos e a diferença em relação a Max Verstappen caiu para quase zero.
Nas conversas via rádio, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, pressionou Masi para que ultrapassagens não fossem permitidas após o recomeço da prova.
Entretanto, o ainda profissional da FIA discordou. Verstappen, com pneus novos, ultrapassou Hamilton na última volta e conquistou o primeiro título de F1 na carreira.
Nos dias atuais, Michael Masi está trabalhando em outra categoria do automobilismo: a Supercarros.

