Flamengo repete estratégia do Palmeiras na temporada passada por título na Libertadores 2022
Perto de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores, o Flamengo aderiu estratégia de Abel Ferreira para tentar ser campeão
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - NOVEMBER 10: Gabriel Barbosa of Flamengo celebrates his goa during a match between Flamengo and Bahia as part of Brasileirao Series A 2019 at Maracana Stadium on November 10, 2019 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images)
O Flamengo está em duas finais de copas e conseguiu uma rápida ascensão desde que Dorival Júnior assumiu o comando técnico da equipe. Com a saída de Paulo Sousa, o Rubro-Negro conseguiu se reorganizar, mas o estrago causado pelo mau desempenho no início do torneio não conseguiu ser recuperado, por mais que passassem algumas na vice-liderança, atrás do Palmeiras. Porém, a distância para o topo da tabela já era grande.
Agora perto de disputar a final da Copa Libertadores contra o Athletico, o Flamengo adotou uma estratégia parecida com a que o Palmeiras realizou na última temporada, quando venceu a competição continental: deixar o Brasileirão Série A de lado. Em 2021, quando o torneio chegou à 27ª rodada, o Verdão estava 13 pontos atrás do Atlético-MG, líder do campeonato. E como a prioridade era a conquista do torneio onde seria finalista contra o próprio Flamengo, a equipe de Abel Ferreira acabou deixando o nacional de lado.
Dorival Júnior aderiu à mesma ‘tática’. Ao ver o líder Palmeiras abrir 12 pontos de vantagem, o Flamengo deve poupar seu elenco principal para as Copas. Tanto a do Brasil quanto a Libertadores. O time perdeu para o Corinthians com o time B, empatou com o Palmeiras usando o mesmo elenco e teve resultado semelhante contra o Ceará. Agora, a derrota para o Fluminense fez com que o time ‘abandonasse’ de vez o Brasileirão Série A e focasse na possível conquista dos dois torneios onde é finalista.
Ainda com calendário de jogos apertado, o Flamengo deve seguir com time mesclado até as decisões da Copa do Brasil, contra o Corinthians, que irá acontecer em outubro, e contra o Athletico-PR, pela Copa Libertadores, no mesmo mês, com a final que será definida em Guayaquil.

