Liverpool: derrota para o Napoli na Champions League liga o alerta sobre o sistema defensivo
Equipe italiana surpreendeu a todos ao golear o time inglês na rodada de abertura da fase de grupos da Champions League
Reprodução/Instagram/officialsscnapoli
O Liverpool de Klopp em poucas ocasiões sofreu uma derrota tão impiedosa quanto a dessa semana, em jogo válido pela Champions League. O atual vice-campeão da competição foi derrotado por 4 a 1 fora de casa para o Napoli, largando em desvantagem no grupo e expondo problemas defensivos graves.
Por pior que pareça o resultado sofrido na Itália, poderia ter sido bem pior e Klopp sabe disso. O Napoli terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0 tendo perdido um pênalti e acertado a trave logo no início do jogo.
O resultado negativo expôs e ligou o alerta para alguns problemas defensivos que o time está vivendo nessa temporada e precisam ser consertados por Klopp o quanto antes. Confira os principais:
O envelhecimento de James Milner no Liverpool
Milner, durante muitos anos foi muito importante para o Liverpool, seja como um líder ou um atleta confiável e qualificado. No entanto, tudo na vida tem um fim e o polivalente jogador não é exceção.
Milner está com 36 anos e claramente não é capaz de manter a consistência que teve nos anos anteriores. A “epidemia” de lesões que ocorreu no Liverpool forçou Klopp a usar com frequência o atleta, muito mais do que vinha fazendo nos anos anteriores. E isso tem se mostrado um problema.
Contra o Napoli, o meio-campista era ultrapassado frequentemente pelos adversários e sua dificuldade foi explorada pelo rival. Para piorar, ao seu lado estava um Fabinho inseguro e fora de ritmo, que certamente piorou ainda mais a situação do Liverpool.
O que houve com Joe Gomez?
É difícil caracterizar a partida de Joe Gomez contra o Napoli. Jornais ingleses classificaram simplesmente como “uma noite de terror” e isso não é exagero. O jogador falhou gravemente em dois dos três gols do primeiro tempo. Não à toa, foi substituído no intervalo.
O ex-jogador do Liverpool, Jamie Carragher, chamou o jogador de uma “fraude defensiva”. Talvez seja um pouco forte demais, mas o fato é que ele errou muito e o time inglês terá que reavaliar na próxima janela de transferência se o atleta é confiável o suficiente para o setor.
Uma noite ruim para Alexander-Arnold e Van Dijk
Ás vezes as coisas simplesmente dão completamente errado e esse parece ter sido o caso do jogo contra a Napoli. Nem Alexander-Arnold e nem Van Dijk conseguiram se salvar da culpa pelo resultado terrível.
O lateral falhou no segundo gol do jogo, não ajudando seus companheiros do sistema defensivo a combater o atacante do time adversário.
Enquanto isso, o zagueiro holandês, um dos melhores do mundo, pareceu estar “pesado” na partida válida pela Champions League. Aliás, isso não aconteceu somente nesse confronto, o zagueiro não conseguiu ainda repetir nessa temporada o que o tornou um símbolo de segurança defensiva dentro do Liverpool.
Nesse confronto digno de um pesadelo, o zagueiro holandês inclusive cometeu um pênalti no atacante Osimhen, algo que é muito raro na carreira do defensor. O jogador já chegou a ficar 150 partidas sem cometer uma penalidade sequer. Porém, nessa temporada já cometeu duas.

