Palmeiras: imagem da ESPN mostra novo ângulo da suposta cotovelada em Rony e deixa dúvidas
Leonardo Gaciba, comentarista da arbitragem da ESPN, diz que árbitro acertou ao aplicar apenas o cartão amarelo em lance com Rony
Reprodução/ESPN
O Palmeiras foi eliminado pelo Athletico-PR da semifinal da Libertadores em pleno Allianz Parque e deu adeus ao sonho do tricampeonato consecutivo. Após a partida, entretanto, o técnico Abel Ferreira reclamou muito da atuação da arbitragem. O Verdão questiona a não expulsão de um jogador do Furacão no primeiro tempo e um possível pênalti não marcado na etapa final.
O lance mais cobrado pelos palmeirenses foi a não expulsão de Alex Santana pela suposta cotovela em Rony no primeiro tempo. “Eu gostaria que o árbitro fosse ali dentro (vestiário) falar com meus jogadores, só isso. Se o VAR viu o mesmo que eu vi, é a primeira vez na história que vi um amarelo para uma agressão. Mas não vou me alongar nisso. Nunca vi amarelo por agressão. Nossa expulsão acho justa. Os critérios… Sentimento é de revolta. É o que nós sentimos. É isso”, disparou Abel Ferreira em coletiva pós-jogo.
Uma câmera da ESPN, contudo, flagrou o lance envolvendo Rony e Alex Santana na área palmeirense antes da cobrança de escanteio por outro ângulo. Pela imagem invertida, não é possível cravar a cotovelada no atacante do Palmeiras.
O comentarista de arbitragem da ESPN, Leonardo Gaciba, avaliou como correta a decisão do árbitro Esteban Ostojich em aplicar apenas o cartão amarelo.
“A gente olhando a imagem da transmissão, de frente, te a impressão de que o Alex Teixeira deu uma cotovelada. O árbitro acabou aplicando cartão amarelo. Mas a imagem invertida e com lupa mostra que não houve a cotovelada do Alex Santana. Na verdade, ele ergue o braço, que passa na frente do rosto do Rony. Pra mim, atitude correta da arbitragem. Era apenas cartão amarelo”, explicou.
Abel Ferreira vê Palmeiras prejudicado:
O Palmeiras precisava de uma vitória por dois gols de diferença para avançar, e até chegou a obter o resultado durante o segundo tempo. Contudo, com um jogador a menos, o Verdão não conseguiu segurar a vantagem e cedeu o empate por 2 a 2.
Na coletiva após a eliminação, o técnico Abel Ferreira fez duras críticas a atuação da equipe de arbitragem durante o jogo. O treinador palmeirense afirmou que houve interferência direta no resultado do confronto.
“O que posso dizer é que meus jogadores precisam estar em paz. Sobre suspeitas, quem diz é você (repórter), não eu. Não faço a mínima ideia se há intenções, mas vocês viram como eu vi. Duas equipes se baterem muito bem. Parabéns ao Athletico, mas houve uma equipe que não esteve no nível das duas equipes, e teve influência direta no resultado”, avaliou.
“Eu acredito que são erros, somos todos humanos e certamente cometemos erros. Custam muito. Tem interferência direta nas organizações dos clubes. Da forma como foi, é duro. A última falta do Atuesta, que o assistente disse que estava fora de jogo. No último lance ele (árbitro) nem viu o canto. Há dias assim, e hoje o árbitro teve um dia mau. Não posso acreditar em mais nada”, acrescentou Abel Ferreira.
O árbitro Esteban Ostojich deu apenas amarelo na cotovelada de Alex Santana em Rony antes da cobrança de escanteio. O VAR com Nicolás Gallo não chama para análise do lance. #trNossoPalestra pic.twitter.com/cbnbyXP9XS
— Nosso Palestra (@onossopalestra) September 7, 2022


