Home Futebol Reclamações do Palmeiras à CBF por arbitragem totalizam oito pontos perdidos no Brasileirão e eliminação

Reclamações do Palmeiras à CBF por arbitragem totalizam oito pontos perdidos no Brasileirão e eliminação

Palmeiras deve formalizar uma nova reclamação na CBF pela atuação do árbitro Marcelo de Lima Henrique contra o Atlético-MG

Por Danielle Barbosa em 30/09/2022 10:07 - Atualizado há 3 anos

Cesar Greco/Ag.Palmeiras

Embora tenha vencido o Atlético-MG, pela 28ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras saiu do Mineirão na bronca com a atuação da arbitragem. Nesse ínterim, a presidente Leila Pereira pretende ir novamente à CBF para manifestar sua insatisfação com o erros contra o clube. Segundo informações da ESPN, uma ida à sede da entidade na segunda-feira (3) está no cronograma da mandatária. Vale lembrar que o Verdão estará no Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, pela 29ª rodada.

Essa não será a primeira reclamação formal do Palmeiras na CBF. De acordo com uma lista divulgada pela ESPN, o clube entende que foi prejudicado pela arbitragem em, pelo menos,  10 partidas – somando Brasileirão e Copa do Brasil. 

A princípio, o Palmeiras contabiliza oito pontos perdidos na disputa do Campeonato Brasileiro e a polêmica eliminação para o São Paulo na Copa do Brasil. Sobre a eliminação na copa nacional, por exemplo, Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem, chegou a pedir desculpas pessoalmente à presidente Leila Pereira. O dirigente admitiu mais uma vez o erro no procedimento do VAR, mas prometeu, por exemplo, melhorar a capacitação dos árbitros.

“Eu tenho que ser otimista. Vim até aqui conversar e participar da reunião, mas também vim mostrar minha indignação e revolta. Mas me sinto também impotente. Estou aqui pleiteando para que este fato sirva como divisor de águas para o futebol brasileiro e não volte a acontecer. Retiraram o direito do Palmeiras de participar de um campeonato extremamente importante, um prejuízo financeiro e esportivo. Como presidente do Palmeiras e investidora, certamente fico preocupada. Um investidor procura credibilidade, mas sem isso não há investidor”, disse Leila Pereira na ocasião.

Confira a lista de jogos em que o Palmeiras reclamou da arbitragem na CBF:

2ª rodada (16 de abril) 

Adversário: Goiás 

Lance polêmico: solada no goleiro Weverton no lance do gol do Goiás

Resultado: Goiás 1 x 1 Palmeiras (Serrinha)

Pontos perdidos: 2

4ª rodada (20 de abril)

Adversário: Flamengo Jogo de Ida Flamengo

Lance polêmico: pênalti não marcado do goleiro Hugo no zagueiro Gustavo Gomez

Resultado: Flamengo 0 x 0 Palmeiras (Maracanã)

Pontos perdidos: 2

5ª rodada (8 de maio)

Adversário: Fluminense 

Lance polêmico: penalti não assinalado do goleiro Fábio no atacante no Rony não assinalado 

Resultado: Palmeiras 1 x 1 Fluminense (Allianz Parque)

Pontos perdidos: 2

13ª rodada (20 de junho)

Adversário: São Paulo 

Lance polêmico: possível toque de braço na bola no gol de Patrick a favor do São Paulo

Resultado: São Paulo 1 x 2 Palmeiras (Morumbi)

Pontos perdidos: nenhum

Copa do Brasil (23 de junho – jogo de ida)

Adversário: São Paulo 

Lance polêmico: inversão de falta que gerou gol do São Paulo

Resultado: São Paulo 1 x 0 Palmeiras (Morumbi)

Copa do Brasil (14 de julho – jogo de volta)

Adversário: São Paulo

Lance polêmico: impedimento não checado de Calleri no lance do gol que elimina o Palmeiras

Resultado: Palmeiras 2 x 1 São Paulo (Allianz Parque)

19ª rodada (24 de julho)

Adversário: Internacional

Lance polêmico: posicionamento duvidoso do frame que anula o gol do zagueiro Murilo 

Resultado: Palmeiras 2 x 1 Internacional (Allianz Parque)

Pontos perdidos: nenhum

20ª rodada (30 de julho)

Adversário: Ceará

Lance polêmico: penalti inexistente marcado a favor do Ceará 

Resultado: Ceará 1 x 2 Palmeiras (Arena Castelão)

Pontos perdidos: nenhum

23ª rodada (21 de agosto)

Adversário: Flamengo

Lance polêmico: não checar um penalti no zagueiro Gustavo Gómez no final da partida

Resultado: Palmeiras 1 x 1 Flamengo (Allianz Parque)

Pontos perdidos: 2

28ª rodada (28 de setembro)

Adversário: Atlético-MG

Lances polêmicos: pênalti não marcado em Atuesta e gol legítimo mal anulado

Resultado: Atlético-MG 0 x 1 Palmeiras (Mineirão)

Pontos perdidos: nenhum

Palmeiras reclama da arbitragem:

Após a vitória sobre o Atlético-MG, o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, fez um pronunciamento à imprensa detonando a arbitragem da partida. O dirigente do Verdão, ademais, ainda fez críticas ao trabalho da CBF.

“Mais uma vez, precisamos falar das decisões da nossa arbitragem. Tivemos num passado recente um problema na Copa do Brasil que até hoje não tivemos explicação, por exemplo. Viemos disputando um Campeonato Brasileiro dificílimo, extremamente competitivo. Viemos jogar dentro do Mineirão com uma equipe como a do Atlético-MG e mais uma vez tivemos a interferência da arbitragem e principalmente do VAR”, começou Anderson Barros.

“Será que toda vez teremos que antecipar nossos técnicos para falar sobre arbitragem, quando aqui teria que estar falando da parte tática? Certamente precisamos chamar atenção da diretoria de arbitragem e da CBF. Não podemos permitir que isso aconteça numa reta final de competição como essa. É a segunda vez que nos posicionamos dessa forma neste ano. Faltam dez rodadas para terminar o campeonato, e a arbitragem não tem o direito de interferir nesses resultados. Esse é o recado que o Palmeiras precisa passar mais uma vez para a diretoria de arbitragem e para aqueles que comandam a CBF”, disparou Barros.

Palmeiras no Brasileirão:

Com a vitória sobre o Atlético-MG, apesar das polêmicas de arbitragem, o Palmeiras chegou aos 60 pontos e lidera o Brasileirão de maneira isolada. A princípio, o Verdão tem uma vantagem de nove pontos para o Fluminense, atual vice-líder da competição.

Por fim, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira volta a campo na segunda-feira, dia 3 de outubro, para enfrentar o Botafogo. O jogo válido pela 29ª rodada do Brasileirão será disputado no Estádio Nilton Santos, às 20h (de Brasília).

Exit mobile version