Paulo Autuori é sondado por clube português e avalia saída do Internacional; saiba os detalhes
Paulo Autuori foi diretor técnico no Athletico Paranaense, Botafogo, Santos, Fluminense e Goiás. Ele está no Internacional desde abril
Ricardo Duarte/ Internacional
O diretor técnico do departamento de futebol do Internacional, Paulo Autuori, recebeu do Marítimo, de Portugal, para exercer a mesma função e avalia ida para a Europa. Ele ocupa o cargo após passar por Athletico Paranaense, Botafogo, Santos, Fluminense e Goiás.
O Torcedores.com apurou que Paulo Autuori avalia a possibilidade e vem conversando com a família para avaliar os pontos negativos e positivos de uma eventual mudança para Portugal. A diretoria colorada, por sua vez sabe do assunto. Mas nega que o dirigente irá deixar o clube.
O Internacional contratou Paulo Autuori em abril. Na ocasião, o presidente Alessandro Barcellos disse que ele teria autonomia para reestruturar o futebol do clube. Além disso, foi peça importante na ida de Mano Menezes para o Beira-Rio.
Apesar disso, o dirigente está incomodado com certas atitudes da cúpula colorada. Nos últimos anos, Paulo Autuori se tornou o maior crítico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por causa do excesso de jogos no calendário nacional.
Quem acompanha o dia a dia do Internacional diz que Paulo Autuori é um profissional educado, dedicado e que está sempre buscando meios de melhorar a estrutura do departamento de futebol colorado.
Ele, contudo, não participa da rotina dos atletas e interage muito pouco com a comissão técnica. Com uma função mais burocrática, Paulo Autuori recebeu a recomendação do gabinete da presidência para ficar afastado dos microfones.
Trabalhos como coordenador técnico
2022 – Internacional
2021 – Goiás
2020 – 2021 – Athletico Paranaense
2020 – Botafogo
2019 – Santos
2018 – Fluminense
2017 – Athletico Paranaense
Paulo Autuori, entretanto, é considerado unanimidade no Internacional. O clube está impressionado com a atuação do diretor técnico com sua credibilidade, ampla visão de mercado e rede de contratos
Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Marítimo, Rui Fontes, é fã confesso de Paulo Autuori. Afinal, ele deixou boa impressão quando foi técnico do clube nas temporadas 1990/1991 e 1994/1995.
Números pelo Marítimo
Tempo de clube: 5 temporadas
Função: Técnico
Jogos: 91
Vitórias: 37
Empates: 21
Derrotas: 33
Títulos: 0
A ideia do dirigente é dar ao ex-técnico um papel mais ativo no clube como contratar profissionais qualificados para a comissão técnica, debater o planejamento do departamento de futebol com dirigentes e treinadores.
De acordo com informações obtidas pelo Torcedores.com, o Marítimo irá criar o cargo para que o técnico João Alexandre Henriques tenha uma pessoa de confiança inserida na rotina do departamento de futebol.
Além de João Alexandre Henriques, a comissão técnica verde-rubra conta com dois assistentes, um treinador de goleiro, um preparador físico, dois analistas de desempenho, um fisioterapeuta, um fisiologista e um coordenador de divisões de base.
A carreira
Como técnico, Paulo Autuori comandou Flamengo, Internacional, Santos, Cruzeiro, Grêmio, Vasco, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo e Athletico Paranaense. No exterior, passou por clubes de Portugal, Peru, Japão, Catar, Bulgária e Colômbia.
Nesse meio tempo, comandou Nacional, Marítimo, Benfica, Vitória de Guimarães, Alianza Lima, Sporting Cristal, Kashima Antlers, Cereo Osaka, Al Rayyan, Ludogorets, Atlético Nacional e a seleção do Catar.
Os títulos de Paulo Autuori
Mundial de Clubes (2004)
Recopa Sul-Americana (1998)
Copa Libertadores da América (1997 e 2005)
Campeonato Peruano (2001 e 2002)
Campeonato Búlgaro (2018/2019)
Supertaça da Bulgária (2018/2019)
Campeonato Brasileiro (1995)
Copa do Brasil (2000)
Campeonato Paranaense (2016)
Campeonato Mineiro (1997 e 1998)
Campeonato Paulista (2005)
Taça Otávio Pinto Guimarães (1976)

