Relembre como foram as últimas cinco estreias de técnicos no Grêmio
Enderson Moreira, Tiago Nunes, Luiz Felipe Scolari, Vagner Mancini e Roger Machado antecederam Renato Portaluppi no clube gaúcho
Lucas Uebel/ Grêmio
A partida contra o Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no domingo (11), ganhou mais um elemento para os torcedores do Grêmio. Isso porque o Tricolor terá no banco de reservas, pela primeira vez, o seu novo treinador Renato Portaluppi.
Multicampeão como jogador e como técnico, ele irá comandar pela quarta vez o Grêmio. Na última passagem pelo clube, por exemplo, Renato Portaluppi conquistou sete títulos entre eles a Copa Libertadores da América de 2017.
Enquanto Renato Portaluppi não volta a comandar o time gaúcho, o Torcedores.com relembra as estreias e o desempenho dos últimos cinco técnicos que passaram recentemente pelo Grêmio. Confira o levantamento feito pela reportagem:
Enderson Moreira – 2014
Contratado pelo Grêmio após a saída de Renato Portaluppi, Enderson Moreira teve dois meses para trabalhar até sua estreia. Seu primeiro jogo foi com vitória, em casa, por 4 a 0 sobre o Aimoré, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho.
No entanto, sua passagem pelo clube gaúcho durou apenas seis meses. Foi demitido devido ao fraco desempenho do time na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse meio tempo, foram 36 partidas, 19 vitórias, 10 empates e 7 derrotas, o que dá um aproveitamento de 62,03%.
Tiago Nunes – 2021
Na conturbada temporada de 2021, Tiago Nunes foi o primeiro técnico contratado após o fim da “Era Renato Portaluppi”. Seu primeiro jogo foi contra o Ypiranga, na vitória por 3 a 2, fora de casa, pela 11ª rodada do Campeonato Gaúcho.
A passagem dele pelo clube gaúcho durou apenas 70 dias. O treinador foi demitido após o Grêmio ficar sete jogos sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, foram 20 jogos, 10 vitórias, 5 empates, 5 derrotas e 58,3% de aproveitamento.
Luiz Felipe Scolari – 2021
Considerado, ao lado de Renato Portaluppi, um dos maiores técnicos da história do Grêmio, Luiz Felipe Scolari voltou ao clube pela quinta vez. Sua missão era manter o Tricolor Imortal na elite do futebol nacional.
Sua reestreia ficou marcada pelo empate em 0 a 0 com o Internacional pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar do passado vitorioso, Felipão ficou apenas três meses no cargo. Foram 9 vitórias, 3 empates, 9 derrotas e um aproveitamento de 47,6%.
Vagner Mancini – 2021
Vagner Mancini chegou a Porto Alegre como técnico “salvador da pátria” para comandar o time nas 14 rodadas finais da Série A do Campeonato Brasileiro. Sua estreia foi na vitória por 3 a 2 sobre o Juventude, em casa, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Apesar disso, o treinado não conseguiu cumprir a missão de evitar o rebaixamento do Grêmio. Em sua segunda passagem, Vagner Mancini ficou à frente do time em 18 oportunidades. Caiu devido à má campanha do time no Gaúchão. Foram, 9 vitórias, 3 empates, seis derrotas e aproveitamento de 55,55%.
Roger Machado – 2022
Multicampeão como jogador do Grêmio nos anos 90, Roger Machado foi o quarto técnico contratado pela atual gestão após a saída de Renato Portaluppi. Fez sua reestreia na vitória por 4 a 0 sobre o São Luiz, em casa, pelo Campeonato Gaúcho.
Na sua segunda passagem como técnico, ele conquistou o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha. Apesar disso, seu trabalho ficou marcado pela eliminação precoce na primeira fase da Copa do Brasil para o Mirassol, fora de casa, em março.
Além disso, acumulou críticas pela falta de consistência do time, atuações burocráticas e insistência com alguns jogadores durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Foi demitido após a derrota por 2 a 0 para o Criciúma no último dia 30. Foram 37 jogos, 17 vitórias, 12 empates, 8 derrotas e teve 56,7% de aproveitamento.

