Reservado, estudioso e vencedor: conheça Alexandre Mendes, auxiliar técnico de Renato Gaúcho no Grêmio
Além do Grêmio, Alexandre Mendes trabalhou com Renato Portaluppi no Fluminense, Vasco, Bahia, Athletico Paranaense e Flamengo
Gilvan de Souza/ Flamengo
A cara fechada, muitas vezes escondida por um boné, chama atenção à primeira vista de quem observa o “braço direito” de Renato Portaluppi, o auxiliar técnico Alexandre Mendes, de 58 anos, que trabalha com o treinador desde 2005.
Mas o comportamento é deixado de lado por quem o conhece há anos. Os elogios são sempre os mesmos: uma pessoa tranquila no dia a dia, aberto ao diálogo com os jogadores, extremamente detalhista e bastante estudioso.
Alexandre Mendes foi anunciado pelo Grêmio na última quinta-feira (1) para o lugar que era ocupado por Roberto Ribas, braço direito de Roger Machado, desde fevereiro. O auxiliar de Renato Portaluppi tem um currículo extenso e vitorioso.
Isso porque começou cedo como preparador físico do Fluminense em 1995. Aos 31 anos, recém-formado em educação física, era assistente de Ronaldo Torres na comissão técnica de Joel Santana.
Durante sua passagem pelas Laranjeiras, Alexandre Mendes esteve presente nas conquistas do Campeonato Carioca de 1995 e 2002. Depois disso, resolveu se dedicar aos estudos e se tornou o fiel escudeiro de Renato Portaluppi.
A primeira oportunidade como auxiliar técnico foi no Vasco, em 2005. Na época, a dupla evitou o rebaixamento do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, conduziram um time com poucos recursos ao vice-campeonato da Copa do Brasil.
Eles, no entanto, ficaram marcados por comandarem a equipe no primeiro rebaixamento do Vasco para a Série B do Campeonato Brasileiro. Logo após a queda, a comissão técnica foi desfeita pelo então presidente Roberto Dinamite.
Posteriormente, Alexandre Mendes seguiu com o treinador para o Fluminense. Por lá, conquistaram a Copa do Brasil de 2007 em um elenco que tinha Fernando Henrique, Luiz Alberto, Roger Machado, Carlos Alberto e Adriano Magrão como astros.
Casamento que deu certo com o Grêmio
Em quatro passagens pelo Grêmio, Renato Portaluppi e Alexandre Mendes transformaram o time tricolor em uma máquina de empilhar taças. O auge do trabalho deles foi entre 2016 e 2020, quando o clube conquistou oito títulos.
O Grêmio faturou a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2016), o Campeonato Gaúcho (2018, 2019, 2020 e 2021) e a Recopa Gaúcha (2019). São 441 jogos, 213, vitórias, 108 empates, 90 derrotas e 60,58% de aproveitamento.
Passagem curta por Bahia e Athletico
Em 2009, Renato Portaluppi foi contratado pelo Bahia. Com ele no comando, o Tricolor de Aço chegou a estar fazendo boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, o técnico pediu demissão do clube para assumir o Grêmio. E Alexandre Mendes foi junto.
Em 2011, a dupla ficou apenas dois meses no Athletico Paranaense. Por questões familiares, o treinador entregou o cargo e acabou retornando ao Rio de Janeiro. Na época, o auxiliar foi convidado para assumir o time. No entanto, ele também saiu junto com o velho amigo.
Fracasso no Flamengo
Logo após a demissão de Rogério Ceni, Renato Portaluppi foi contratado pelo Flamengo. Apesar de a diretoria pedir que chegasse sozinho, o técnico não abriu mão de levar Alexandre Mendes consigo.
Apesar dos bons números obtidos à frente da equipe rubro-negra, eles foram demitidos após o Flamengo perder para o Palmeiras o título da Copa Libertadores da América, em novembro de 2021. Desde então, ficaram desempregados no mercado da bola.

