Santa Cruz anuncia pedido de recuperação judicial
Em crise, Tricolor pernambucano entra com pedido para realinhar situação de dívidas e evitar falência do clube
Rafael Melo/Santa Cruz
Mais um clube do futebol brasileiro decidiu usar as vias da recuperação judicial para alinhar sua situação financeira. Através de suas redes sociais, o Santa Cruz anunciou que entrará com um pedido para que possa ajeitar os problemas que vem sofrendo com dívidas de várias ordens.
“Visando mais um passo no seu processo de reestruturação, o Santa Cruz Futebol Clube ajuizou em 21 de setembro de 2021, pedido de recuperação judicial na comarca de Recife (PE). Diante das dificuldades dos últimos anos, agravadas pelo rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, o clube ajuizou a presente recuperação judicial como forma de tratar o seu passivo acumulado nos últimos anos”, diz a nota publicada pelo clube.
Nota: pic.twitter.com/T6aROo406Q
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) September 22, 2022
O pedido de recuperação judicial permite que a entidade responsável pela petição suspenda o pagamento de dívidas para que estas sejam renegociadas. No caso, o clube pernambucano pede que as várias dívidas, estimadas em cerca de R$ 200 milhões segundo a ESPN, tenham suas execuções suspensas até que o acordo saia. Este, se a Justiça aprová-lo, terá que vir num prazo de até 60 dias para o alinhamento dos pagamentos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJOVHk4cTJmSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
“A medida não será isolada e será adotada em conjunto com diversas outras ações que serão estudadas e adotadas para profissionalizar o clube e viabilizar sua retomada para a volta à elite do futebol nacional. A diretoria reafirma o compromisso de tratar com todos os seus credores, agora no ambiente de recuperação judicial, de forma a permitir a negociação coletiva e o adimplemento de todo o seu passivo. O clube está otimista com este passo dado, ciente das dificuldades, mas com engajamento para superar a crise e voltar aos tempos de glória”, continua a nota.
Havia a expectativa de que o estádio do Arruda, casa coral, fosse à leilão nesta quinta-feira (22) para o pagamento das dívidas. Mas o pedido de recuperação judicial deve impedir o processo de acontecer e fazer a equipe ganhar tempo para alinhar a quitação dos débitos.
O Santa Cruz não conseguiu o acesso para a Série C, caindo nos mata-matas da Série D para o Tocantinópolis. Sem jogar a Série A desde 2016 (quando chegou a ser líder no início da competição), o Tricolor viveu uma série de rebaixamentos no cenário nacional, culminado na queda para a quarta divisão, ocorrida no ano passado.

