São Paulo votará mudança de estatuto que permitirá reeleição
Sócios do Tricolor votarão no sábado (24) mudança que pode permitir ao presidente se reeleger; medida é apoiada por Júlio Casares
Rubens Chiri / saopaulofc.net
O São Paulo deve viver novamente neste sábado o fervor de sua política. Os sócios do clube deverão votar uma mudança no estatuto do clube que permite que o presidente são-paulino e mandatário do Conselho Deliberativo possam se reeleeger.
A medida da reeleição fora retirada do estatuto em 2017, na então gestão de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Mas voltou a ser discutida internamente nos últimos meses, com o apoio do atual presidente do Tricolor, Júlio Casares, mas que tem causado enorme oposição da torcida. No começo de setembro, a medida foi votada de forma virtual pelos membros do Conselho Deliberativo e aprovada por estes.
Vários grupos de torcedores tem se manifestado na redes sociais contra a possiblidade de Casares ter a reeleição permitida e convocaram protestos no dia da votação contra a medida e a diretoria do clube. Na visão dos opositores, de acordo com o Lance!, a decisão de se permitir novamente a reeleição é vista como uma espécie de ‘golpe’ da atual diretoria para se manter no cargo, já que a cúpula são-paulina patrocinaria uma regra que poderia os manter no poder.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJsMTZIb2hmRyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]<
Acusando a mudança de ‘antidemocrática’, houve protestos de uma pequena parte da torcida no Morumbi na primeira votação. Para o sábado, as manifestações estão sendo convocadas para as redes sociais para convencer sócios a votarem contra as medidas de reeleição no São Paulo.
É revoltante que dirigentes, que ocupam o poder de forma transitória, se valham da estrutura do clube para intimidar são-paulinos, como do @movimento1930, cujas propostas visam a evolução diretiva do SPFC.
Mudar o estatuto para benefício próprio é GOLPE.
Dia 24/09, VOTE NÃO! pic.twitter.com/X4wJYjdUSO
— Portão 6 – SPFC (Oficial) (@portao6spfc) September 14, 2022
A reação de Casares e do presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu Júnior, foi a de entrar com processos contra alguns membros da oposição por conta das críticas. Dois sócios (Kristian Carneiro Orberg e Fábio Giaconi de Brito Machado) foram alvos de ações jurídicas do presidente tricolor, enquanto Olten entrou com processo contra outros três.
Na votação, a ser feita nos ginásios do Morumbi, poderão participar sócios adimplentes a, pelo menos, dois anos. Se conseguirem a aprovação, os respectivos mandatários poderão tentar ainda mais três anos de mandato nas próximas eleições do clube.

