Bastidores dos Aflitos, Diego Alves no radar, eleição presidencial e mais: as notícias do Grêmio hoje (21)
Tricolor Gaúcho enfrentará o já rebaixado Náutico no retorno aos Aflitos em um Brasileirão Série B depois de 17 anos
Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio vive a expectativa de subir novamente nos Aflitos. Antes, precisará torcer para que Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma não vençam suas partidas neste sábado (22). Assim, se ganhar do já rebaixado Náutico, confirmará o acesso matemático para o Brasileirão Série A neste fim-de-semana. A partida será neste domingo (23), às 16h (horário de Brasília), válida pela 36ª rodada do Brasileirão Série B. Leia o resumo de notícias do Grêmio.
Lembranças da Batalha dos Aflitos vencida pelo Grêmio
O dia 26 de novembro de 2005 segue fresco na memória de muita gente. Assim, o jornalista Ribeiro Neto se recordou da memorável vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Náutico, que o repórter cobriu in loco nos Aflitos. Desse modo, contou alguns bastidores da Batalha dos Aflitos no programa Os Donos da Bola RS desta sexta-feira (21), na TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul.
“Os jogadores foram tomados de uma raiva, foram expulsos de campo, o Grêmio ficou com sete. E só teve o pênalti porque alguns dirigentes e o Mano Menezes, diga-se de passagem, Mano Menezes fez o time ficar em campo”, revelou Ribeiro Neto, acrescentando que Galatto e Sandro Goiano também ajudaram o então técnico gremista a convencer a equipe a continuar na partida.
Além disso, o jornalista contou que os jogadores mais experientes do Timbu foram omissos e se esquivaram da responsabilidade da cobrança da penalidade máxima. “O pessoal do Náutico tava borrado. Tanto que uma das cenas que não aparecem na televisão, eu quero dizer que ela é emblemática. Os jogadores do Náutico, os mais experientes, se recusaram a bater o segundo pênalti. Kuki, entre outros, o próprio Batata que depois veio a ser expulso. Eles não quiseram”, recordou Ribeiro Neto, complementando que o jovem Ademar, que erraria a cobrança, foi apenas incentivado pelos jogadores mais rodados.
Tricolor Gaúcho monitora Diego Alves
Conforme Farid Germano Filho, o Grêmio tem interesse em Diego Alves, do Flamengo. O goleiro não deve permanecer na Gávea e será opção, caso Marcelo Grohe, o ficha um para a posição, não acerte seu retorno. Assim, segundo o jornalista, um dos dois goleiros, Breno ou Gabriel Grando, seria emprestado para ganhar experiência. Além disso, Farid informou que Pedro Raul teria dado prioridade ao Grêmio caso permaneça no Brasil. De acordo com o influenciador, Renato Gaúcho e os dois candidatos a presidência Alberto Guerra e Odorico Roman fizeram contato com o centroavante do Goiás.
Duas chapas na eleição presidencial
Com o fim do prazo para inscrições das chapas, apenas duas irão participar do pleito gremista. Dessa forma, Alberto Guerra e Odorico Roman disputarão a sucessão de Romildo Bolzan Júnior. O primeiro turno ocorrerá no dia 3 de novembro, com os votos dos conselheiros. Para que as nominatas cheguem ao segundo turno, é necessário que somem no mínimo 20% das indicações. Se Roman e Guerra atingirem a porcentagem, os associados votarão no dia 12 do mês que vem em eleição direta.
Náutico rebaixado
Com a vitória da Chapecoense por 3 a 2 sobre o Tombense nesta sexta (21) na Arena Condá, o Náutico foi matematicamente rebaixado. Afinal, a equipe catarinense subiu para 42 pontos e ultrapassou o Novorizontino, 16º colocado com 41 pontos. Como o Timbu tem somente 30 e pode alcançar no máximo 39, entrará em campo contra o Grêmio com a queda já sacramentada.
Relacionados para jogos com Náutico e Tombense
O Grêmio divulgou a lista para os dois próximos jogos no Brasileirão Série B, os últimos fora de casa. Logo após o confronto com o Náutico no domingo (23), o Tricolor Gaúcho irá encarar o Tombense em Muriaé-MG na sexta (28). Assim, ficará quatro dias no Rio de Janeiro na semana que vem, antes de embarcar para a cidade mineira.

