Bayern vence, segue 100% e se classifica na Champions League
Mesmo desfalcado, time bávaro goleou e contou com empate entre Inter e Barcelona para se garantir nas oitavas
Reprodução Bayern München
Nesta quarta (12), o Viktoria Plzen recebeu em casa o desfalcado Bayern de Munique em partida válida pela quarta rodada do Grupo C da UEFA Champions League. Assim como no primeiro jogo, os alemães não tiveram dificuldades e venceram por
O último confronto dos dois times foi no último dia 04, na Allianz Arena, onde o Bayern garantiu o favoritismo e goleou por 5 a 0. O histórico de partidas dos dois clubes é extremamente curto e com ampla vantagem alemã: até o início da partida de hoje haviam sido três jogos, três vitórias, onze gols marcados e nenhum sofrido.
A partida foi marcada por dois tempos completamente distintos. No primeiro, domínio total do Bayern e a construção da sua vitória com quatro gols marcados. No segundo, o Plzen soube se aproveitar dos muitos desfalques dos alemães e diminuiu o placar apesar de ter tido um número muito inferior de posse de bola (33%).
Bayern domina e joga com facilidade
Apesar de entrar em campo bastante desfalcado em todos os seus setores, o time do Bayern ainda era perigoso e logo aos dois minutos já abriu o placar, quando Leroy Sané recebeu de Mané e finalizou com perigo, assustando o goleiro tcheco Stanek.
O time iniciou a partida imprimindo seu estilo de jogo de manutenção de posse de bola e aos 10 minutos, colheu seus primeiros frutos: após boa troca de passes, Mané recebeu de Goretzka e tocou com categoria para abrir o placar: 1 a 0.
Já com um gol de vantagem, o Bayern seguiu como um rolo compressor e não deu aos seus oponentes nem mesmo uma chance de recomposição. Com apenas quatro minutos de diferença, aos 14’, Thomas Müller avançou pelo meio e recebeu bom passe de Koman pela esquerda. 2 a 0 para o time de Munique, que ainda dominava a posse de bola, com 73%.
Dez minutos mais tarde, aos 24’, foi a vez de Leon Goretzka colocar seu nome no placar. Após passe de Thomas Müller para o meio, Sané deixa a bola passar e o volante bate do meio da área para fazer o terceiro do Bayern e seu segundo em duas partidas seguidas. 3 a 0.
E de dez em dez, o Bayern foi ampliando o placar. Ainda fazendo bom uso da posse de bola que retinha, aos 34’ o time de Munique chegou ao seu quarto gol após Sané fazer um ótimo passe para Leon Goretzka apenas ter o trabalho de encobrir o goleiro adversário em sua saída.
Com a ampla vantagem no placar, os bávaros passaram os últimos minutos do primeiro tempo apenas administrando o resultado. Ao final dos 45 minutos, os alemães haviam mantido a bola por 70% do tempo e finalizado seis vezes no alvo. O Plzen, apesar da baixa posse de bola, chutou três vezes.
Plzen 2, Bayern 0
O segundo tempo começou como se fosse uma extensão do primeiro, com o Bayern dominando e encurralando o Plzen em seu campo. Antes mesmo dos 10 minutos, os bávaros já haviam chegado ao ataque com perigo por duas vezes e quase fizeram o quinto.
Apesar de um início promissor por parte do Bayern, o Plzen começou a dominar as ações ofensivas e a levar perigo. Aos 17′, enfim viria o primeiro gol do Viktoria contra o time alemão em toda a sua história: após Pavard afastar mal de cabeça, Adam Vlkanova bateu no canto e marcou para seu time. 4 a 1. Foi a primeira vez em que os bávaros foram vazados na competição.
O Plzen seguiu se aproveitando da série de desfalques do Bayern na zaga e criando jogadas de perigo mesmo com menor posse de bola. Aos 30′, após ter finalizado seis vezes ao gol apenas na segunda etapa, os tchecos chegaram ao seu segundo gol na partida com um belo chute de Kliment. 4 a 2.
Tentando ampliar novamente sua vantagem, o Bayern esboçou uma série de jogadas ofensivas e quase marcou com Mathys Tel. No entanto, quem levava mais perigo era o Plzen, que ao contrário do que fez no primeiro tempo, passou a figurar muito mais em seu campo de ataque.
Para o alívio dos alemães, o ímpeto do Plzen não foi o suficiente para que o time buscasse o empate mesmo com um segundo tempo superior e o jogo terminou em 4 a 2. A melhora foi tanta, que no momento do apito final os tchecos haviam registrado (na segunda etapa) uma quantidade de chutes superior a dos bávaros – 8 a 7 – e acertado o alvo em três ocasiões.
O destaque
Por ter marcado dois gols e dado uma assistência, o destaque da partida foi Leon Goretzka, do Bayern de Munique.
Situação do grupo
Com a vitória, o Bayern segue líder do grupo, com 12 pontos. O empate na por 3 a 3 entre Internazionale e Barcelona também garantiu os bávaros nas oitavas de final da UEFA Champions League por mais uma temporada. Na próxima rodada (26/10), o time de Munique encara o Barcelona na Espanha e o Plzen viaja até Milão, onde jogará contra a Inter.
Ficha técnica
Viktoria Plzen 2 x 4 Bayern de Munique
Data: 12/10/2022, 16:00
Estádio: Mesta Plzne
Gols: 10’ – Goretzka (FCB), 14’ – Müller (FCB), 24’ – Goretzka (FCB), 34′ – Goretzka (FCB), 62′ – Vlkanova (PLZ)
Substituições – FCB: 28′: Tel (Müller), 46′: Choupo-Moting (Coman), 55′: Gravenbech (Goretzka), 69′ Wanner (Upamecano) e Sabitzer (Sané)
Substituições – PLZ: 26’: Jirka (Kopic), 46′: Pernica (Jemelka), Kliment (Chorý) e Holík (Havel), 81′: Pilar (Vlkanova)
Viktoria Plzen (4-2-3-1): Stanek – Jamelka, Tijani, Hejda (c), Havel – Bucha, Kalvach – Mosquera, Vikanova, Kopic – Chorý
Bayern (4-2-3-1): Ulreich – Mazraoui, Pavard, Upamecano, Stanisic – Kimmkich, Goretzka – Coman, Sané, Mané – Müller (c)

