Brasileirão Série B: Vasco é absolvido em julgamento de briga de torcidas
O Vasco foi julgado pelo STJD e acabou absolvido por uma briga entre torcidas
Reprodução
O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o Vasco da Gama pela briga de torcedores no duelo diante da Ponte Preta, pelo Brasileirão Série B. A Ponte Preta, porém, foi punida em um jogo com portões fechados, além de uma multa de R$ 20 mil.
Na ocasião, a equipe paulista venceu o jogo por 3 a 1 no Estádio Moisés Lucarelli, mas uma confusão entre as torcidas dos dois times durante a partida criou episódios lamentáveis que, inclusive, fizeram com que o árbitro da partida, Anderson Daronco, paralisasse a partida por oito minutos até a Polícia Militar apaziguar a situação. Ao término da partida, o árbitro relatou em súmula o ocorrido:
“Informo que aos 9 minutos do primeiro tempo a partida foi paralisada por 8 minutos devido a briga de torcidas dentro do estádio. Informo ainda que não foi possível identificar qual a torcida que iniciou o confronto. Após a liberação do policiamento a partida reiniciou normalmente” – escreveu Daronco em súmula.
Os auditores envolvidos no julgamento alegaram que a denúncia foi feita de forma equivocada, e que através de um vídeo foi possível constatar que seriam obrigados a absolver o Vasco da Gama das acusações:
“Aqui há um vídeo eloquente que traduz muito claramente o que aconteceu. O que ficou demonstrado aqui é que não houve capacidade e obediência aos dispositivos de segurança. Ficou claro que havia pouco policiamento e não tenho dúvida que seria possível aplicar o artigo 213 ao Vasco da Gama, mas não foi isso que a Procuradoria solicitou. Nesse sentido, em que pese o artigo 191 poder se aplicar o descumprimento com relação a segurança, mas não se aplica a essa conduta. Voto pela absolvição do Vasco” – relatou um dos auditores.
Vasco no Brasileirão Série B
O Vasco conseguiu um resultado milagroso fora de casa diante do Operário. O Cruz-Maltino perdia por 2 a 1 até os 44 minutos da segunda etapa, quando conseguiu a virada com dois gols de Alex Teixeira. Com isso, o Gigante da Colina chegou aos 52 pontos no Brasileirão Série B, ocupando a 4ª colocação, com três pontos a frente do 5º colocado, Sport Recife.
O próximo compromisso vascaíno está marcado para o sábado (8), às 18h30, horário de Brasília, diante do Novorizontino. O palco do duelo será o Estádio São Januário, no Rio de Janeiro-RJ.
Vasco completa um mês da chegada da 777 Partners; veja o que mudou no clube https://t.co/XP1Gg5JyIf pic.twitter.com/pfSMC1cNG3
— Torcedores.com (@Torcedorescom) October 6, 2022

