Conheça Jairton, torcedor do Coritiba que vende canecas para ver o clube de coração pelo Brasil
Torcedor do Coxa encarou longa viagem até a capital paulista, onde ficou conhecido pela torcida do São Paulo
Arquivo Pessoal
Na vida, a gente precisa encarar diversos desafios, as vezes que possam parecer sofrimentos, mas na verdade só confirmam o quanto somos fortes. Em muitos casos, as pessoas acompanham testemunhos de outros torcedores com algumas situações de realidade diferente das delas, e seguem como inspiração. Um grande exemplo deles é Jairton da Rocha, torcedor do Coritiba.
O Torcedores.com conversou com Jairton, que mora em Guaratuba, cidade localizada à 130 km da capital paranaense, e além de contar sua história, que já foi até cogitado a participar do FIFA Fan Awards, falou o principal: o amor pelo Coritiba, clube que ama desde criança, e que gerou a oportunidade de visitar outros estádios pelo Brasil, além de ter se tornado uma pessoa conhecida e admirada pelos torcedores do São Paulo quando esteve no Morumbi.
O amor pelo Coritiba partiu do pai, Miguel
Logo de cara, Jairton comentou sobre a paixão que tem pelo Coritiba relembrando de seu pai, Miguel da Rocha. Ele comenta que na época, as partidas da equipe eram transmitidas apenas no rádio de pilha, relembrando também os tempos de Dirceu Krüger, um dos maiores ídolos da história do Coxa.
“Eu desde criancinha acompanhava esse amor do meu pai pelo Coritiba, e via ele escutando os jogos pelo rádio, já que era difícil passar na televisão, né? Eu acompanhava pelo radinho de pilha e perguntava o que era. Ele dizia que era o Coritiba, o maior time do Paraná, ele falava. Sempre que tinha jogo eu ficava ouvindo do lado dele, e era no tempo do Zé Roberto, do goleiro Jairo, Krüger, e eu fui pegando a paixão, aquele gosto desde criancinha”, disse Jairton.
As canecas que fazem as viagens acontecerem, mesmo com dificuldades
Sem conseguir uma renda fixa ou receber do próprio clube as passagens para viajar pelo Brasil nos jogos do Coxa, Jairton comentou as dificuldades que tem nas vezes que sai de Guaratuba em direção aos estádios país afora. Ele lembra também como realiza a venda das canecas que são personalizadas com sua imagem, além da frase “Coxa, eu te amo”.
“No comecinho, em 2011, um parente ou amigo me levava. Hoje em dia, eu viajo através de carros de aplicativos, já que não tenho carro próprio. Quando vou pra Curitiba, eu pego um Uber para ir, e quando fui para São Paulo também fui assim. Eu faço uma campanha onde tenho umas canecas personalizadas com meu nome, e essas canecas eu vendo nas redes sociais. Com a arrecadação eu pago as despesas de viagem, e está dando certo, graças a Deus. Eu pego a maca, coloco em cima do carro e vou na poltrona da frente”, comentou o torcedor.
Ele aproveitou para relembrar a primeira vez que saiu do Paraná para assistir o Coritiba em campo. Aconteceu em 2013, quando o clube enfrentou o São Paulo em Itu, pela última rodada do Brasileirão. Na ocasião, o Coxa precisava vencer para escapar do rebaixamento, conquistando assim a vitória por 1 a 0, com gol de Luccas Claro.
“O Coxa tinha dois jogos no final da Série A: um contra o Botafogo no Couto Pereira, e o outro contra o São Paulo, em Itu. Eu fui chamado para ir no treino antes do jogo (contra o Botafogo) passando uma motivação para os jogadores, e o Coritiba venceu o jogo, mas faltava o São Paulo. Daí quando eu vim para casa, eu decidi ir para São Paulo, e ai a gente venceu e escapou do rebaixamento”, disse.
A recepção do torcedor Tricolor no Morumbi
Na última quinta (20), o São Paulo enfrentou o Coritiba em partida atrasada pelo Brasileirão Série A. O Tricolor venceu por 3 a 1, com dois gols de Calleri e um de Luciano, mas o importante para Jairton foi a experiência que viveu antes, durante e depois do jogo no Morumbi. Ele aproveitou também para contar um pouco de como foi a viagem até a capital paulista.
“Eu viajei normal, e no ingresso estava marcado o portão do visitante e fui direcionado para lá. Esperei ele abrir e entrei, e levei um cartaz lá no Morumbi, mas a PM não deixou entrar, por alegar o material ser inflamável. Mas tudo bem, e subi na rampa que tem e entrei no setor, por não caber a minha maca e só ter cadeiras.
Quando eu vi as redes sociais que postaram a foto, recebi inúmeras mensagens de são-paulinos, de muito respeito e incentivando, recebendo bastante seguidores. Eu fiquei muito feliz e agradecido, e isso não tem dinheiro que pague, porque rivalidade é dentro de campo, é só o jogo. A torcida é paz, é isso ai, é união, e eu achei muito bacana a atitude do são-paulino, apoiando, parabenizando por ter visitado o Morumbi. Foi incrível, uma experiência muito incrível.”, completou.
Coxa vai cair ou não? Jairton palpita
Com 35 pontos, o Coritiba terminou a 33ª rodada da Série A na 15º posição, dois pontos a mais que o Atlético-GO, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. Mesmo com confrontos considerados difíceis, Jairton acredita que o Coxa Branca permanecerá na Série A na próxima temporada.

