Copa do Mundo 2022: Paris adere aos boicotes às “Fan Zones” em prol dos direitos humanos
Fora a capital francesa, outras cidades também anunciaram a não adesão aos eventos
Fan Fest em Paris durante a Euro 2016 (Reprodução UEFA)
Desde que o Catar foi anunciado como país sede da Copa do Mundo de 2022, uma série de boicotes e protestos foram engatilhados. Seja por parte de times de tradição e peso, como a Alemanha, seja por parte de fornecedoras de material esportivo, como a Hummel fez em parceria com a seleção dinamarquesa, eles estão se tornando mais frequentes e chamando cada vez mais a atenção.
Movimentos se espalham pela França
Nesta semana, os boicotes ao torneio atingiram um novo nível e grandes cidades passaram a indicar que não permitiriam que as famosas Fan Fests da FIFA fossem instaladas em seus domínios. Foram os casos de Lille, Marselha, Bordeaux, Strasbourg, Reims e, mais recentemente, Paris.
O movimento começou no último sábado (01/10) depois que a prefeita de Lille, Martine Aubry, declarou que a Copa do Mundo no Catar era um “absurdo em termos de direitos humanos, ambiente e esporte”.
Assim como outros prefeitos – tanto de direita como de esquerda – ela também atribuiu o boicote aos preocupantes direitos dos trabalhadores no Catar, aos altos números de mortes de trabalhadores migrantes e ao impacto ambiental que os estádios causarão por conta de suas climatizações.
Em Marselha, os planos de montar um telão na cidade caso a França chegasse na final foram cancelados e o prefeito de Angoulême, no sul do país, afirmou que abandonou os planos de transmitir os jogos em locais públicos por conta do alto custo tanto financeiro como de energia.
A razão do boicote em Paris
Em Paris, a motivação foi semelhante. Pierre Rabadan, responsável pelas ações esportivas na prefeitura da capital, afirmou que a não adesão à Fan Fest se deu por conta dos direitos humanos e fatores ambientais que giram em torno do país sede e pelo fato de que, pela Copa ser durante o inverno europeu, poucas pessoas se sentiriam estimuladas a comparecerem ao evento.
A França na Copa
A Copa do Mundo terá início no dia 20/11, às 13h. Já a seleção da França fará a sua estreia contra a Austrália, no dia 22/11, e é uma das favoritas ao título da competição.

