Copinha 2023: tudo o que sabemos sobre a competição, que terá início em janeiro
Principal torneio de categorias de base abre a temporada do futebol brasileiro no ano; saiba mais
Rodrigo Corsi/FPF
Nos primeiros dias do ano, o futebol brasileiro já retorna aos gramados para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a “Copinha”, principal torneio de categorias de base do país. Procurado pelo Torcedores, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou algumas breves informações sobre a competição, conhecida por revelar os jogadores que levam como a maior oportunidade da carreira.
Segundo a entidade, a divulgação dos grupos e sedes do torneio acontecerá no mês de novembro, com data a ser definida pela FPF. No último dia 13 de setembro, o Paulista de Jundiaí, tradicional clube do interior paulista anunciou que não disputará a edição, sendo a primeira edição após 20 anos que a equipe não vai participar.
Ainda sobre as sedes, duas cidades podem receber as partidas na próxima edição. Leme e Assis comunicaram o desejo de receber a competição, além da cidade de Tanabi encaminhar um ofício para seguir sendo uma das sedes.
Para a Copinha de 2023, a FPF não realizará nenhum sorteio. O formato da competição não deve mudar, com 128 clubes divididos em 32 grupos, e no mata-mata sendo jogos únicos, com o mando da equipe de melhor campanha. Com isso, fica a dúvida sobre onde os clubes considerados “grandes” irão jogar suas partidas, que sempre é motivo de festa para os habitantes das cidades.
Na próxima temporada, chegando na 53ª edição, o Palmeiras entra como franco favorito ao segundo título, após a conquista inédita em 2022. A grande final, como já é de costume, acontecerá no dia 25 de janeiro, com local ainda a ser definido pela FPF
Confira os maiores campeões da Copinha
Corinthians: 10 títulos
Internacional: 5 títulos
Fluminense: 5 títulos
São Paulo: 4 títulos
Flamengo: 4 títulos
Santos: 3 títulos
Atlético-MG: 3 títulos

