Home Futebol Corinthians e Flamengo empatam em jogo movimentado na final da Copa do Brasil

Corinthians e Flamengo empatam em jogo movimentado na final da Copa do Brasil

Flamengo pressionou o Corinthians no segundo tempo, mas Timão reequilibrou a partida e evitou a derrota, deixando tudo igual na decisão

Por Fabrício Carvalho em 12/10/2022 23:49 - Atualizado há 2 anos

Marcelo Cortes / Flamengo

COR 0-0 FLA

Com recorde de público na Arena Corinthians nesta quarta-feira (12), o Corinthians e Flamengo empataram por 0 a 0 no primeiro jogo válido pelas finais da Copa do Brasil.

A etapa inicial demonstrou um certo equilíbrio entre as equipes em relação às chances de gol, mas no segundo tempo, o Flamengo teve maior volume e as melhores oportunidades. Apesar disso, o Timão evitou a derrota.

O segundo jogo da final da Copa do Brasil ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, a partir das 21h45 pelo horário de Brasília, no Maracanã. Em caso de empate, a decisão ocorrerá nos pênaltis.


A etapa inicial da decisão de 180 minutos teve 15 finalizações no total, mas o início da partida acabou apresentando poucas emoções. Nos primeiros dez minutos, a cautela excessiva de ambas equipes foi o principal fator da partida. A única chance de gol neste espaço de tempo foi o chute de Gabigol, aos 50 segundos de jogo.

No restante do primeiro tempo, a equipe de Vitor Pereira atuou compactado no campo defensivo e apostou nos contragolpes, entregando a posse de bola para o Flamengo, que encontrou dificuldade nos espaços do terço final para construir melhores jogadas ofensivas.

A melhor chance rubro-negra ocorreu aos 29 minutos, após desarme na intermediária, Gabigol aproveitou bola enfiada de Pedro para chutar dentro da área, parando em defesa do goleiro Cássio. Do outro lado, a melhor chance foi aos 35′, com Adson recebendo na direita para avançar e levar ao centro, encontrando Yuri Alberto na entrada da área, mas a bola saiu pelo lado direito.

Na reta final do primeiro tempo, o Corinthians teve maior controle da posse e ensaiou uma pressão para cima do rubro-negro, mas a grande chance do primeiro tempo veio antes do intervalo, aos 45 minutos do primeiro tempo, em jogada individual.

O erro no domínio de Léo Pereira originou contra-ataque de Yuri Alberto, que em condições legais e espaço, partiu rumo á grande área e driblou David Luiz. Porém, no momento exato da finalização, Thiago Maia travou e facilitou a defesa de Santos.

Com apenas uma finalização certa durante a etapa inicial, o Flamengo ainda lamentou a ausência confirmada e João Gomes para o jogo de volta. Um dos principais destaques do setor defensivo cometeu falta em cima de de Fagner e recebeu o cartão amarelo, suspendendo-o do jogo decisivo.

Flamengo teve melhores oportunidades no segundo tempo, mas Corinthians igualou na reta final e segurou o empate

As duas equipes voltaram sem mudanças nas escalações para o segundo tempo, mas uma diferença fundamental marcou o desequilíbrio na sequência do jogo: o Flamengo apresentou maior mobilidade no setor ofensivo e dominou o Timão no início da etapa complementar.

Uma chance de ouro rubro-negra surgiu aos 12′, após ágil troca de passes com Léo Pereira lançando para Everton Ribeiro ajeitar de primeira na grande área buscando Gabigol. O artilheiro venceu os zagueiros e finalizou, mas o goleiro Cássio fez uma defesa espetacular.

Dez minutos após este lance, foi a vez de David Luiz assustar o torcedor alvinegro. Com espaço de frente para a grande área, o experiente zagueiro arriscou um chute firme e contou com desvio para superar Cássio, mas a bola acabou parando na trave direita.

Por fim, na última grande oportunidade no melhor momento do Flamengo no jogo inteiro, Gabigol recebeu de Pedro e também encontrou espaço para arriscar e chutou rasteiro, mas Gil desviou e a bola saiu rente à trave esquerda, com o goleiro Cássio mais uma vez “vendido” no lance.

Após perder território no campo, o técnico Vitor Pereira respondeu á entrada de Vidal com as entradas de Matheus Vital e Giuliano. As substituições deram maior combatividade ao Corinthians, que assumiu o protagonismo no restante do segundo tempo.

Aos 34′, Fábio Santos encontrou Giuliano livre após troca de passes e o meia levou para a direita para bater firme, mas Léo Pereira travou o chute. Mas o que realmente chamou a atenção foi o lance seguinte, depois que os jogadores do Corinthians reclamaram que Léo Pereira resvalou com o braço na área após cruzamento de Mateus Vital. O VAR analisou, mas o árbitro Braulio da Silva Machado deu prosseguimento à partida sem olhar o lance pelo monitor.

Na reta final, o rubro-negro tentou buscar uma nova pressão, mas na cobrança de escanteio no cruzamento de Arturo Vidal, David Luiz concluiu às redes justamente no momento em que houve queda de energia na Neo Química Arena. O jogo ficou paralisado por seis minutos, e quando a bola voltou a rolar, o zagueiro não se esticou, e não conseguiu chegar na bola para concluir.

Nos acréscimos, aos 51 minutos, o Corinthians teve a última oportunidade no contra-ataque com Yuri Alberto disparando pela direita e finalizando na entrada da área, mas o desvio em David Luiz facilitou a defesa de Santos, no último lance do jogo.

 

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0-0 FLAMENGO

Data: 12/10/2022, 21:45
Estádio: Neo Química Arena
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Gols: x

Substituições – COR: Matheus Vital (R.Guedes); Giuliano (R.Augusto); Gustavo Mosquito (Adson); Ramiro (Du Queiroz)

Substituições – FLA: Vidal (J.Gomes); Everton (Gabigol); Victor Hugo (Arrascaeta); Fabrício Bruno (E.Ribeiro)

Corinthians (4-3-3): Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. (Técnico: Vitor Pereira)

Flamengo (4-4-2): Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro. (Técnico: Dorival Júnior)

Exit mobile version