Corinthians segue com recorde de melhor campanha no Brasileirão Série B; relembre
O Timão disputou a competição em 2008 e fez, até então, a melhor campanha da história
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Já campeão e classificado para a Série A do ano que vem, o Cruzeiro perdeu ontem (09) para o Sport, por 3 a 1, pela 34ª rodada do Brasileirão Série B.
Com a derrota, o Cruzeiro parou nos 72 pontos, restando quatro jogos, perdendo a chance de fazer a melhor campanha da história da competição.
Mesmo se vencer as quatro partidas restantes, o Cruzeiro chegará em no máximo 84 pontos. O que não é suficiente para alcançar a melhor campanha da história, que foi do Corinthians em 2008. Na ocasião, o Timão fez 85 pontos.
A segunda melhor campanha é da Portuguesa de 2011, que fez 81 pontos, seguido do Palmeiras de 2013, que fez 79 pontos.
Relembre a campanha do Corinthians na Série B de 2008
Diferentemente desse ano, em 2008, não tivemos uma Série B tão recheadas de campeões Brasileiros da primeira divisão. Tirando o Corinthians, apenas o Bahia que já foi campeão da Série A e estava disputando aquela Série B.
O Timão não teve sustos durante a campanha. Foram 25 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas. A primeira derrota veio na 12ª rodada, para o Bahia, por 1 a 0.
As outras duas derrotas foram para o Vila Nova, por 2 a 1 e na última rodada para o América-RN, por 2 a 0.
Ao todo, o Timão teve 79 gols marcados e 29 sofridos durante a competição. Um aproveitamento de 74%.
O Corinthians foi campeão antecipado na 34ª rodada, quando venceu o Criciúma, fora de casa, por 2 a 0, com gols de Chicão e Cristian.
O jogo do acesso veio na 32ª rodada, na vitória diante do Ceará, por 2 a 0, com gols de Douglas e Chicão.
Além do Corinthians, os outros três times que subiram foram Santo André, Avaí e Grêmio Barueri. Os rebaixados foram Marília, Criciúma, Gama e CRB.
O artilheiro da competição foi o veterano Túlio Maravilha, que atuava pelo Vila Nova. O atacante, na época com 39 anos, marcou 24 gols. Dentinho e Herrera foram os artilheiros do Corinthians, com 14 gols cada.
Comandado por Mano Menezes, o Alvinegro tinha jogadores como William, Chicão, André Santos, Morais, Denitnho, Herrera, Elias, Douglas e Alessandro.
O time base do Corinthians tinha: Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Elias, Cristian, Douglas e Morais (Lulinha); Dentinho e Herrera.
Técnico: Mano Menezes.

