Home Futebol Cruzeiro hoje: clube dispensa jogadores da base, mas mantém percentual dos direitos

Cruzeiro hoje: clube dispensa jogadores da base, mas mantém percentual dos direitos

Wendel Souza, Alex Matos e Igor Lemos deixaram o time sub-20 da Raposa. Jovens estão na mira de equipes de Portugal

Por Wilson Pimentel em 22/10/2022 14:47 - Atualizado há 3 anos

Thomas Santos/ Cruzeiro

Após garantir o título da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deu início ao planejamento para a temporada 2023. Ao mesmo tempo que projeta a chegada de novos jogadores, o clube mineiro vê a necessidade de liberar alguns atletas, principalmente, da base que não serão aproveitados pelo técnico Paulo Pezzolano.

O Torcedores.com apurou que três jogadores foram dispensados. O zagueiro Wendel Souza e os atacantes Alex Matos e Igor Lemos foram liberadores pelo clube. O destino dos atletas ainda é desconhecido. A tendencia, no entanto, é que os jogadores se transfiram para o futebol português, em janeiro de 2023.

O zagueiro Wendel Souza, de 18 anos, disputou apenas três partidas pela equipe celeste nesta temporada. Na passagem pela Toca da Raposa, ele não conseguiu desbancar a dupla Rafael Silva e Ruan Santos. O Cruzeiro ficou 30% dos direitos econômicos do jogador, que interessa ao Santa Clara, de Portugal.

Números de Wendel Souza em 2022

Jogos: 3

Titular: 1

Reserva utilizado: 2

Gols marcados: 0

Assistências: 0

Minutos em campo 57

O atacante Alex Matos, de 20 anos, estourou a idade de juniores e, por isso, está de saída do Cruzeiro. Ao todo, foram 20 partidas com a camisa celeste em 2022. Além disso, marcou dois gols pela equipe sub-20 da Raposa. O garoto tem conversas avançadas com o Famalicão, de Portugal. Entretanto, a Raposa manterá 50% também pensando em uma futura negociação.

Números de Alex Matos em 2022

Jogos: 20

Titular: 10

Reserva utilizado: 10

Gols marcados: 3

Assistências: 2

Minutos em campo 959

O atacante Igor Lemos, de 20 anos, também deixou o clube por causa da idade. Como não será aproveitado no elenco principal em 2023, o jogador foi autorizado a deixar a Toca da Raposa. Nesta temporada, por exemplo, disputou quatro jogos e marcou apenas um gol pelo time sub-20. O jovem interessa ao Vitória de Guimarães, de Portugal. E o Cruzeiro manterá 10% do passe.

Números de Igor Lemos em 2022

Jogos: 6

Titular: 1

Reserva utilizado: 5

Gols marcados: 1

Assistências: 0

Minutos em campo 144

Ainda segundo apurou a reportagem, o Departamento de Análise de Mercado do Cruzeiro avaliou os jogadores com base na evolução técnica e, principalmente, na projeção der mercado. Com isso, o clube entendeu que poderia liberar os garotos imediatamente pensando em lucrar com percentuais no futuro.

É normal os clubes fazerem esse tipo de avaliação no fim de cada temporada, já que o calendário de campeonatos e jogos será divulgado em breve pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O primeiro desafio do Cruzeiro no ano que vem será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio que a Raposa é sempre considerada favorita.

Exit mobile version