Borussia Dortmund e Manchester City garantem classificação na Champions League
Aurinegros e citizens não saíram do zero e definiram situação dos quatro times do Grupo G
Reprodução UEFA
Nesta terça-feira (12), Borussia Dortmund e Manchester City jogaram no Signal Iduna Park pela quinta rodada da UEFA Champions League e empataram por 0 a 0. Com a configuração do grupo e pelo primeiro critério de desempate ser o confronto direto, o empate classificou as duas equipes para as oitavas.
O último confronto entre os dois times foi no último dia 14, no Etihad, onde o Dortmund jogou muito bem, mas acabou derrotado de virada com dois gols após os 39’ do segundo tempo. Antes da partida de hoje, City e Borussia já haviam se enfrentado cinco vezes pela Champions. Foram três vitórias dos citizens, uma dos aurinegros e um empate.
O zero apenas se manteve dos dois lados do placar por pura teimosia. De um lado, o Borussia Dortmund desperdiçou boas chances mesmo tendo criado mais que os oponentes. De outro, o City apenas não saiu com a vitória porque Gregor Kobel se agigantou e defendeu um pênalti no segundo tempo.
Dortmund defende com maestria
Os dez primeiros minutos de jogo foram bem pontuados pelas estratégias que os times assumiram ao entrar em campo. O City manteve a maior posse de bola (74%) e o Dortmund se fechou, mantendo uma disciplina tática defensiva e buscando sair no contra-ataque.
Com o tempo as chances começaram a ser criadas nos dois lados. Aos 15’, o Dortmund criou uma boa chance ao acionar Adeyemi livre pela direita, mas o ponta finalizou para fora. Aos 17’, Mats Hummels fez um corte providencial para evitar que Haaland saísse com a bola na frente do gol de Gregor Kobel.
Aos 30’, a partida seguia no mesmo ritmo. O Borussia havia criado mais chances (3), mas as desperdiçou. Já o City seguia sem conseguir finalizar graças à boa atuação de Mats Hummels, que com um bom posicionamento, interceptava as bolas antes que elas fossem chutadas.
Ao final do primeiro tempo, o 0 a 0 no placar já era injusto. O Dortmund jogou muito melhor no período e apesar de ter apenas 32% de posse, finalizou ao gol seis vezes, acertando quatro no alvo. Defensivamente, o clube também foi impecável especialmente por causa de Mats Hummels. O campeão mundial frustrou nove ataques do Manchester City e não permitiu que Haaland finalizasse com perigo.
Borussia cansa e City administra
O segundo tempo iniciou com uma surpresa. Depois de ter feito um primeiro tempo apagado, Erling Haaland foi substituído por Bernardo Silva e frustrou as expectativas de quem queria ver o norueguês ampliar seu recorde de partidas marcadas.
Aos 56′ veio a melhor chance tanto do jogo como do Manchester City quando Emre Can cometeu pênalti indiscutível em Mahrez. O próprio argelino cobrou, mas Gregor Kobel acertou o canto e defendeu. Foi a segunda cobrança de pênalti seguida desperdiçada pelo jogador nesta edição da Champions.
Dez minutos mais tarde o City subiu mais para o ataque e quase chegou ao gol após perigosa finalização de Álvarez, que obrigou Gregor Kobel a fazer uma boa defesa. Na sequência, a bola caiu nos pés de Phil Foden, mas o goleiro suíço a recuperou corajosamente antes que ele pudesse chutar.
Com o avançar do tempo, o time do Dortmund foi sentindo o cansaço pela intensidade impressa durante o primeiro tempo e o City passou a assumir mais o controle da partida. Muito desfalcado e sem peças de peso no banco, os alemães se recuaram ainda mais e praticamente assistiram os ingleses trocarem passes. Aos 80′ de jogo, a posse de bola do Manchester estava em 73%.
Daí para frente, os times praticamente administraram o placar não forçaram nenhuma jogada até o final do jogo. Com o resultado, o Manchester City já se garantiu na primeira colocação e o Borussia Dortmund na segunda, fazendo com que a última rodada seja praticamente composta por amistosos.
Os times entrarão em campo novamente no dia 02/11, quando o City recebe o Sevilla, já garantido na Liga Europa e o Dortmund viaja até a Dinamarca, onde jogará contra o Copenhagen.
O Man of the Match
Pela sua ótima atuação defensiva, Mats Hummels foi o grande destaque da partida. Ele foi responsável por quebrar 11 jogadas de ataque do Manchester City e se fez presente por todo o campo defensivo, garantindo que o ataque adversário fosse improdutivo. Gregor Kobel também merece menção honrosa por ter pego o pênalti e garantido a classificação do Borussia Dortmund.
Ficha técnica
Borussia Dortmund x Manchester City
Data: 25/10/2022, 16:00
Estádio: Signal Iduna Park
Gols:
Substituições – BVB: 72′ – Malen (Adeyemi), 80′ – Modeste (Moukoko) e Wolf (Hazard), 86′ – Papadopoulos (Reyna).
Substituições – MCI: 46′ – Bernardo Silva (Haaland) e Akanji (Cancelo), 80′ – Grealish (Foden), 88′ – Palmer (Mahrez).
Borussia Dortmund (4-5-1): Gregor Kobel – Niklas Süle, Mats Hummels, Nico Schlotterbeck – Karim Adeyemi, Jude Bellingham, Emre Can, Thorgan Hazard – Gio Reyna, Julian Brandt – Youssoufa Moukoko
Manchester City (4-4-2): Stefan Ortega – John Stones, Rúben Dias, Nathan Aké, João Cancelo – Riyad Mahrez, Rodri, İlkay Gündoğan, Phil Foden – Erling Haaland, Julián Álvarez

