Entenda o motivo para não ter jogos de futebol no Brasil em dia de Eleições
Partidas esportivas não são realizadas no domingo, sempre acontecendo na véspera ou após a votação; veja mais
Neste domingo (02), o Brasil realiza as eleições de primeiro turno para presidente, governador, senador e deputados, federais, distritais e estaduais. Com isso, partidas de futebol e outros eventos esportivos não são realizados no Brasil para darem total atenção ao momento de votação.
Em todo ano eleitoral, a rodada dos campeonatos brasileiros de todas as divisões é antecipada para sexta e sábado, encerrando as partidas na segunda. A cada dois anos, os brasileiros vão as urnas para votar nos candidatos em busca de melhorias na nação.
Atualmente, não existe nenhuma lei que impeça ser realizados as partidas de futebol nos dias de votação. No entanto, existiria a possibilidade de aglomerações e gritos à favor de qualquer candidato, algo proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para não haver esse tipo de manifestação, a CBF junto aos clubes preferem não realizar as partidas.
Vale ressaltar que essa medida já acontece desde as primeiras eleições após o retorno do estilo presidencial no Brasil. Em 2022, o Brasileirão Série A teve oito jogos realizados neste sábado (01), com o encerramento da rodada marcado para segunda (03), com o jogo entre Botafogo e Palmeiras.
Além das partidas da primeira divisão, o sábado contou com a final da Série C entre ABC e Mirassol, que terminou sem gols no Estádio Frasqueirão. Por fim, lembre-se: o voto é obrigatório em todo o país, e um direito como cidadão.

