Copa 2022: feriado nos dias de jogos do Brasil? Entenda o que diz a legislação
Pergunta sempre aparece em tempos de Copa do Mundo, e a lei explica o que pode ser feito nas datas que a seleção estiver em campo
Lucas Figueiredo/CBF
Uma das principais perguntas feitas pelos brasileiros dias antes de iniciar a Copa do Mundo é: vai ser considerado feriado nos jogos da seleção? E a resposta é não, segundo a lei.
Segundo a legislação trabalhista, as partidas da Copa do Mundo não são considerados feriados. Cabe a empresa decidir se liberará os funcionários para acompanhar os jogos ou não. Vale lembrar que as partidas do Brasil na fase de grupos acontecerão em dias de semana.
A gerente de marketing da “Empregos.com.br”, Tabata Silva, comentou algumas possibilidades que os empregadores podem fazer para os funcionários realizarem seus trabalhos e assistir as partidas do Brasil. “Muitas empresas criam espaços preparados especialmente para que, nos horários dos jogos, os colaboradores possam dar uma pausa no trabalho para assistir a partida. Outras preferem liberar as equipes para assistir fora do ambiente de trabalho. Em alguns casos, que as empresas trabalham normalmente, ou se param, exigem dos colaboradores a compensação de horas”, disse Tabata.
Com isso, os trabalhadores precisam ver com os empregadores como será feito o planejamento para os dias de jogos. A estreia do Brasil na Copa do Mundo acontece no dia 24 de novembro, às 16h contra a Sérvia, no Lusail Stadium, e as outras partidas da seleção acontecem nos dias 28 de novembro e 2 de dezembro.

