Frankfurt pressiona, para em goleiro e é derrotado por Dortmund em casa
Cansado, time do Borussia foi sufocado e contou com Kobel para sair vitorioso. Bellingham marcou o gol da vitória.
Reprodução Bundesliga
Neste sábado (29), o Eintracht Frankfurt (4º) recebeu o Borussia Dortmund (5º) em casa pela rodada 12 da Bundesliga. A partida colocou dois times separados por um ponto na tabela frente a frente, mas os visitantes levaram a melhor, resistiram a pressão e contaram com Gregor Kobel para vencer por 2 a 1.
Os dois times vieram de boas atuações na UEFA Champions League e na Bundesliga e entraram em campo tentando consolidar boas fases. No último jogo dos clubes na Deutsche Bank Park o Dortmund venceu por 3 a 2, e no histórico total, boa vantagem aurinegra: 51 vitórias, 20 empates e 34 derrotas em 105 partidas.
Frankfurt e Dortmund em equilíbrio
Os quinze primeiros minutos do jogo foram bem equilibrados, com os dois times praticamente dividindo a posse de bola (54/46). A quantidade de finalizações também foi parelha, com três chutes para o Borussia e dois para o Frankfurt e Dortmund em equilíbrio, que foi continuamente frustrado por Mats Hummels.
Aos 20’ saiu o primeiro gol da partida. Luca Pellegrini perdeu a bola no ataque e, após uma rápida transição ataque-defesa com um lançamento perfeito de Niklas Süle, Malen recebeu pela direita e acionou Julian Brandt no meio da área. O meia dominou e finalizou para abrir o placar e fazer 1 a 0 para o Borussia Dortmund.
A vantagem do Borussia não durou muito. Depois de dividida e indecisão de Bellingham e Özcan, Kolo Muani pegou a bola no meio campo e tocou para Daichi Kamada. O japonês finalizou próximo da meia-lua da grande área e empatou a partida para o Eintracht Frankfurt aos 26’. 1 a 1.
Conforme o primeiro tempo avançava, o equilíbrio na posse de bola cresceu e o Frankfurt passou a dominar mais as chances de ataque. Aos 30’, os Águias já haviam finalizado sete vezes contra cinco do Dortmund.
Aos 41’ o Frankfurt quase virou após Kolo Muani receber um belo passe de Mario Götze e tocar por cobertura. A bola bateu caprichosamente no pé da trave após encobrir Gregor Kobel e na sequência do lance tocou na mão de Lindström. O juiz marcou falta e paralisou a sequência da jogada.
O Eintracht Frankfurt cresceu muito de produtividade durante o primeiro tempo, aproveitou bem as falhas de posicionamento da defesa dos adversários e, ao final dos 45 minutos, havia superado o Borussia Dortmund em quantidade de finalizações (9 a 5) e posse de bola (52%). No todo, o equilíbrio imperou.
A muralha suíça
O segundo tempo começou bastante acelerado. Depois de apenas seis minutos, Jude Bellingham se redimiu de um primeiro tempo bem abaixo e, após receber de Süle, passar e receber de volta de Moukoko, fez um belo drible e marcou o segundo para o Dortmund – 2 a 1. Assim como no primeiro tempo, o Borussia mal teve tempo para assimilar a vantagem no placar e quase sofreu o empate depois de finalização perigosa de Lindström.
Minutos mais tarde o Frankfurt engatou uma sequência de ataques intensos e levaram muito perigo ao gol do Borussia. Em menos de três minutos, Gregor Kobel foi obrigado a operar três milagres e Nico Schlotterbeck salvou uma bola de cima da linha.
O Frankfurt seguiu mais imponente no jogo e praticamente sufocou o Dortmund, obrigando o time a tentar fechar espaços e sair em um eventual contra-ataque. Considerando apenas números do segundo tempo, aos 75′, as águias tinham 62% de posse de bola e sete chutas (cinco no alvo) contra apenas dois do Borussia.
O Bourssia passou a administrar a partida na espera de um erro do Frankfurt para, posteriormente, matar a partida. O Eintracht não criou muitas chances de perigo após os 75′ de jogo e se deixou levar pelo nervosismo ao começar a correr contra o tempo. A tensão escalou e quase se tornou uma briga após Tuta fazer falta em Giovanni Reyna, mas o placar se manteve e o Dortmund arrancou sua segunda vitória seguida no Deutsche Bank Park.
Os números do jogo
Apesar da derrota, o Frankfurt teve números superiores aos do Dortmund. Foi 58% de posse de bola, 20 finalizações (7 no alvo) e 515 passes trocados (86% de acerto). O Borussia finalizou apenas sete vezes (duas no alvo) e trocou apenas 336 passes (79% de acerto). A vitória para o Eintracht apenas não veio por conta de mais uma boa atuação do goleiro Gregor Kobel, que fez cinco boas defesas – todas de dentro da área.
O destaque da partida
Pela sua boa atuação, o grande destaque da partida foi o suíço Gregor Kobel. Suas defesas, mais uma vez, garantiram o resultado positivo para o Dortmund e fez com que o time garantisse mais três pontos.
Dortmund e Frankfurt na tabela
Com o resultado, o Borussia Dortmund subiu para a terceira colocação e o Frankfurt caiu para a quinta. A posição dos aurinegros ainda pode mudar caso o Freiburg, atual quarto, vença a sua partida contra o Schalke 04 neste domingo (30).
Ficha técnica
Eintracht Frankfurt x Borussia Dortmund
Data: 29/10/2022, 13:30
Estádio: Deutsche Bank Park
Gols: 20′ – Julian Brandt (BVB), 26′ – Daichi Kamada (SGE), 52′ – Jude Bellingham (BVB)
Substituições – SGE: 72′ – Sow (Rode), 77′ – Alario (Lindström), 83′ – Borré (Kamada)
Substituições – BVB: 61′ – Modeste (Moukoko), Can (Brandt) e Reyna (Malen), 69′ – Wolf (Adeyemi)
Eintracht Frankfurt (3-4-2-1): Trapp (c) – Tuta, Jakic, Ndicka – Dina Ebimbe, Kamada, Rode (c), Pellegrini – Lindström, Götze – Kolo Muani
Borussia Dortmund (4-2-3-1): Kobel – Süle, Hummels (c), Schlotterbeck – Adeyemi, Özcan, Bellingham, Hazard – Brandt, Moukoko, Malen

