Vasco hoje: criticada, campanha na Série B é parecida com as outras que garantiram o acesso
Vasco possui uma chance de ouro para tentar confirmar o retorno à primeira divisão do Brasileirão contra o Sampaio Corrêa, em São Januário
Daniel Ramalho /Vasco
Com uma virada conquistada em São Januário no último final de semana, o Vasco conseguiu deixar para trás a desconfiança da torcida com a vitória por 2 a 1, diante do Criciúma.
O resultado permite que o Vasco conquiste matematicamente a sua vaga para o Brasileirão Série A já nesta quinta-feira (27), em caso de vitória contra o Sampaio Corrêa, em São Januário, a partir das 21h45 pelo horário de Brasília.
A campanha vascaína ficou marcada por muita instabilidade desde a saída do técnico Zé Ricardo. No entanto, apesar das várias críticas, o histórico aponta que outras campanhas bem sucedidas na Série B tiveram pontuação semelhante em relação ao Vasco de 2022.
Vasco: histórico recente de acessos no Brasileirão
Por exemplo, a campanha do Vasco é semelhante à campanha do cruzmaltino em 2014, quando a vaga para a primeira divisão ocorreu na penúltima rodada, com empate de 1 a 1 diante do Icasa.
Em nova passagem pela segunda divisão em 2016, o acesso matemático do cruzmaltino veio apenas na rodada final, com vitória de 2 a 1, diante do Ceará, de virada, com dois gols de Thalles. Contudo, cabe ressaltar que a derrota garantiria a vaga, pois o Náutico foi derrotado.
Ou seja, a campanha do Vasco é inferior em termos de pontuação após 36 rodadas (59 pontos, contra 62 em 2014 e 65 em 2016), mas esta é a possibilidade que o cruzmaltino pode obter o acesso com antecedência.

