Botafogo: como foi a campanha do time no Brasileirão Série A 2022
Glorioso encerra a sua participação no Campeonato Brasileiro com uma vaga na Copa Sul-Americana
Vitor Silva / Botafogo
O Botafogo perdeu para o Athletico Paranaense, pelo placar de 3 a 0, jogando fora de casa, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Esse confronto foi válido pela 38ª e última rodada do Brasileirão Série A e aconteceu na tarde do último domingo, dia 13.
Com essa derrota, o Glorioso encerra a sua participação no Campeonato Brasileiro de 2022 na 11ª colocação, com 53 pontos conquistados.
Desta forma, o clube carioca garantiu uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana, após quatro anos sem disputar uma competição internacional.
Com uma campanha de 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas, o Alvinegro chegou na última com chances de ir à Libertadores.
No entanto, o revés para o Furacão, somado aos resultados da rodada deixaram o Glorioso somente com a Sul-Ameicana.
Botafogo de 2022 viveu altos e baixos
A temporada do Glorioso foi marcada por muitas mudanças no elenco e comissão técnica. Com a chegada da SAF, o time foi sendo montado no decorrer do ano, com competições em andamento.
O técnico português Luís Castro fez o seu primeiro jogo sob o comando da equipe apenas na segunda rodada do Brasileirão Série A.
Com um discurso inicial de permanência na elite do futebol brasileiro, o time foi mostrando evolução à medida que novos reforços eram contratados.
Porém, em certos momentos, a equipe demonstrava muita oscilação, que consequentemente, culminaram com a posição na qual o time terminou no Brasileirão Série A.
Para 2023, a torcida do Botafogo pode enfim ver um elenco mais preparado, com uma pré-temporada adequada,algo que o Glorioso não teve em 2022.
E a preparação já começa em dezembro. No dia 3, às 09h30, horário de Brasília, o clube carioca faz um amistoso contra o Crystal Palace, da Premier League, em Londres. Assim como o Botafogo, o clube inglês também tem John Textor como um dos acionistas.

