Copa do Mundo 2022: segunda rodada teve eliminados, classificados e grupos embolados; confira resumo
A segunda onda de partidas da fase de grupos deu sequência à onda de fatos no mínimo inesperados que esta Copa do Mundo vinha tendo. Foram mais zebras, campeões se redimindo, embates de favoritas e jogos de tirar o fôlego. Ao término da segunda rodada França, Portugal e Brasil estavam classificados para as oitavas e Canadá e Catar, eliminados.
Divulgação FIFA
Grupo A
Equador 1-1 Holanda
Catar 1-3 Senegal
Antes do começo da Copa do Mundo, se falava muito que a Holanda seria a principal força no Grupo A e que a segunda vaga ficaria com Senegal ou Equador. Com a bola em campo, os prognósticos mudaram. A seleção equatoriana tem se mostrado o time mais forte entre os quatro e foi muito melhor que os holandeses no empate por 1 a 1. O gol foi marcado por Enner Valencia, que chegou a três na competição e é um dos artilheiros. Já o Catar se confirmou como quarta força e foi a primeira seleção a ser eliminada ao perder para o Senegal, mas não sem fazer história: Mohammed Muntari marcou o primeiro gol dos cataris em uma Copa do Mundo.
O grupo é liderado por Holanda e Equador, com quatro pontos. Senegal vem em terceiro, com três e o Catar é quarto. Na última rodada jogam Equador x Senegal e Holanda x Catar.
Grupo B
País de Gales 0-2 Irã
Inglaterra 0-0 Estados Unidos
Se Inglaterra e Estados Unidos fizeram um empate morno por 0 a 0, País de Gales e Irã inflamaram o grupo. Ao contrário do que fez contra os ingleses, a seleção persa dominou a o time galês e venceu na insistência com dois gols nos acréscimos. Com a vitória, o Irã segue vivo para avançar às oitavas pela primeira vez na história.
Apesar do empate, a Inglaterra lidera o grupo com quatro pontos. Irã é o terceiro, com três e é seguido por EUA, com dois pontos (3º) e País de Gales (4º), com um. No encerramento, jogam Inglaterra x País de Gales e Estados Unidos x Irã.
Grupo C
Argentina 2-0 México
Polônia 2-0 Arábia Saudita
Depois da zebra aplicada em cima da Argentina na primeira rodada, a Arábia Saudita entrou muito confiante contra a Polônia e chegou até a ditar o ritmo da partida, mas parou nas defesas de Szczesny e em Lewandowski, que deu uma assistência e, enfim, marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo.
Na outra partida, a Argentina se redimiu e venceu um fechado México por 2 a 0 para se manter viva no grupo. Lionel Messi e Enzo Fernandez marcaram dois belos gols para garantir a vitória da bicampeã.
A situação do grupo é complicada e todos podem avançar. A Polônia está em primeiro com quatro pontos, seguida por Argentina (2º) e Arábia Saudita (3º) com três. A seleção mexicana é a quarta, com apenas um ponto ganho. Na próxima rodada se enfrentam Argentina e Polônia e México e Arábia Saudita.
Grupo D
Tunísia 0-1 Austrália
França 2-1 Dinamarca
A partida entre Tunísia e Austrália não tinha favoritos e foi decidida no detalhe, com gol de Mitchell Duke. Já França e Dinamarca fizeram um dos melhores jogos da Copa do Mundo, com a França atuando com superioridade e contando com uma grande partida de Griezmann e Mbappé, que marcou os dois gols e se tornou um dos artilheiros da Copa.
A Dinamarca, que era considerada a potencial surpresa, precisa de uma vitória contra a Austrália na terceira rodada para se classificar. A França, por sua vez, já está garantida nas oitavas e joga contra a Tunísia para garantir a primeira colocação. A situação do grupo é: França (1º, seis pontos), Austrália (2º, três pontos), Dinamarca (3º, um ponto) e Tunísia (4º, um ponto).
Grupo E
Japão 0-1 Costa Rica
Espanha 1-1 Alemanha
Assim como a Arábia Saudita, o Japão também foi uma zebra da primeira rodada e chegou na segunda como favorito para vencer a Costa Rica e complicar ainda mais a vida da seleção alemã. No entanto, a Costa Rica se aproveitou de um erro coletivo da defesa e do goleiro japoneses e venceu a partida ao marcar um gol em seu primeiro e único chute na competição.
Na segunda partida, Alemanha e Espanha fizeram o embate mais tático, estudado e tenso da Copa do Mundo até aqui. A partida, que foi definida no detalhe, acabou empatada por 1 a 1, mas poderia ter sido vencida por cada um dos dois lados.
A Espanha lidera o grupo com quatro pontos e sete gols de saldo e é seguida por Japão (2º) e Costa Rica (3º), com três pontos cada, e Alemanha (4º) com um. Na próxima rodada, a Espanha joga contra o Japão e a Alemanha contra a Costa Rica.
Grupo F
Marrocos 2-0 Bélgica
Croácia 4-1 Canadá
Geração belga em crise! Depois de jogar mal contra o Canadá e vencer por apenas 1 a 0, a Bélgica entrou em campo contra o Marrocos com a mesma atitude a, desta vez, foi superada pelos seus oponentes. Kevin De Bruyne, destaque da seleção, tem sido o principal pivô da “crise” vivida pelos diabos vermelhos: além de entrar nas partidas sem vontade e cometendo muitos erros, ele disse em coletiva que sua seleção não tem chance alguma de vencer a Copa por estar muito velha.
A outra partida também foi influenciada por algo dito em uma coletiva de imprensa. Antes do jogo, o técnico do Canadá, John Herdman, havia dito que seu time iria f*** a Croácia. Segundo os próprios jogadores croatas, isso serviu como incentivo e, dentro de campo, os vatreni não tiveram piedade e golearam por 4 a 1. Apesar da vitória, quem fez história foi um canadense: o gol de Alphonso Davies foi o primeiro de sua seleção na história das copas.
O grupo é liderado pela Croácia, que tem quatro pontos e três gols de saldo. Marrocos é o segundo, com os mesmos quatro pontos, mas com dois gols a seu favor. Bélgica segue em terceiro, com três pontos e o Canadá, eliminado, é o quarto.
Na terceira rodada jogam Croácia x Bélgica e Marrocos x Canadá. Croatas e Marroquinos são os favoritos a avançar.
Grupo G
Brasil 1-0 Suíça
Camarões 3-3 Sérvia
A partida entre Camarões e Sérvia foi, provavelmente, uma das mais intensas desta Copa do Mundo. Os africanos saíram na frente do placar, mas levaram a virada nos acréscimos do primeiro tempo e sofreram o terceiro gol logo no começo do segundo. O empate veio em seguida com dois golaços de contra-ataque que deram números finais ao jogo e embolaram ainda mais o grupo.
Já o Brasil teve muita dificuldade, mas venceu a Suíça e se tornou o segundo classificado às oitavas de final nesta Copa. Os suíços fizeram jogo duro, mas desperdiçaram muitas chances na frente ao tomarem decisões erradas no momento do último passe. Os brasileiros aproveitaram e mataram a partida nos minutos finais.
O Brasil lidera o grupo com seis pontos e é seguido pela Suíça, com três. Camarões e Sérvia, com um ponto cada, completam a tabela.
Grupo H
Coreia do Sul 2-3 Gana
Portugal 2-0 Uruguai
Coreia do Sul e Gana fizeram um dos melhores jogos nesta fase de grupos. Os coreanos regeram a partida taticamente, mas pararam em sua imprecisão e viram os Black Stars fazerem 2 a 0 no placar. Cho buscou o empate em poucos minutos, mas Kudus, que foi eleito o melhor jogador da partida, fez 3 a 2 e decretou a derrota coreana para o desespero de Heung-min Son, que foi às lágrimas após o apito final.
Já Portugal e Uruguai fizeram o famoso “jogo de dois tempos diferentes”. Durante o primeiro tempo, a partida foi truncada e estudada, com poucas chances sendo criadas para os dois lados. Já no segundo, um gol de Bruno Fernandes logo aos 8′ deu um novo ritmo e chamou os uruguaios para o ataque. O jogador ainda faria um segundo gol de pênalti antes do apito final.
As duas vitórias classificaram Portugal, que lidera o grupo com seis pontos. Gana tem três e Coreia e Uruguai têm um cada. Na próxima rodada, Portugal joga contra a Coreia do Sul e Uruguai revive o épico duelo de 2010 contra Gana.

