Home Futebol Copa do Mundo 2022: Thiago Silva é convocado e fará a quarta disputa pela Seleção Brasileira

Copa do Mundo 2022: Thiago Silva é convocado e fará a quarta disputa pela Seleção Brasileira

O Torcedores.com preparou um perfil sobre o zagueiro que estará pela Amarelinha na maior competição de seleções

Por Daniel Linhares em 07/11/2022 13:54 - Atualizado há 2 anos

26/06 - Thiago Silva durante treino no CT do Grêmio. Lucas Figueiredo/CBF.

Hoje (7), o técnico Tite divulgou sua lista de convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022, realizada no Catar entre os dias de 21 de novembro e 18 de dezembro. Um dos convocados é Thiago Silva, zagueiro de 38 anos e atualmente jogando pelo Chelsea-ING.

O Torcedores.com fez um breve perfil para você saber mais sobre Thiago Silva, que irá disputar sua quarta Copa do Mundo pelo Brasil.

  • Nome: Thiago Emiliano da Silva
  • Nascimento: 22 de setembro de 1984 (38 anos)
  • Origem: Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Altura: 1,83 m
  • Pé: destro
  • Posição: zagueiro

Como foi o início da carreira de Thiago Silva, convocado para a Copa do Mundo 2022

Thiago fez passou toda sua época de categoria de base no Fluminense. Em 2003, estreou profissionalmente no Pedrabranca FC, que na época se chamava RS Futebol Clube. No ano seguinte, o zagueiro atuou pelo Juventude na Série A e foi destaque como uma das revelações do campeonato.

Após seu desempenho, Thiago Silva acabou contratado pelo Porto-POR, por 2,5 milhões de euros. O período não foi bom para o zagueiro, que teve poucas oportunidades, atuou apenas pelo Porto B e ainda teve problemas respiratórios devido ao frio. Em 2005, o Porto emprestou o zagueiro ao Dínamo de Moscou-RUS, onde o frio agravou seu quadro respiratório. Isso causou uma tuberculose que fez Thiago ficar internado por 4 meses.

O ano de 2006 marcou seu retorno ao Fluminense, que enfrentava dificuldades, mas Thiago Silva foi bem. Fez uma boa temporada em 2007, conquistando o título da Copa do Brasil e boa colocação no Brasileirão do ano. Nessa época, demonstrou suas qualidades: velocidade, precisão nos desarmes, dribles e chute forte. Já no ano de 2008, foi protagonista no vice campeonato da Libertadores.

Zagueiro da Amarelinha na Copa do Mundo 2022, Thiago Silva retorna à Europa

A sequência de boas temporadas fez o zagueiro atrair a atenção do Milan-ITA, que comprou seu passe por 10 milhões de euros. No ano de 2010, teve uma grande temporada e se consolidou no Milan, sendo considerado na Itália como um dos melhores zagueiros do mundo daquele ano.

Nas temporadas seguintes, se prestígio aumentou e se tornou capitão dos rossoneros em dezembro de 2011. Após isso, em 2012, o Milan recusou oferta do PSG-FRA pelo zagueiro: 46 milhões de euros, até então a maior já feita por um zagueiro. Porém, a segunda oferta foi aceita e Thiago seguiu rumo ao PSG.

No Paris Saint-Germain, Thiago Silva permaneceu por oito temporadas, conquistando 25 títulos, incluindo sete campeonatos da Ligue 1. Na última delas, chegou à final da Champions League, mas o zagueiro e o PSG ficaram com o vice campeonato, vencido pelo Bayern de Munique-ALE.

Como seu contrato não foi renovado, Thiago foi para o Chelsea-ING, sem custos. Logo em sua primeira temporada no clube inglês, o zagueiro foi campeão da Champions League e do Mundial de Clubes. Atualmente, Thiago Silva segue no Chelsea.

Histórico de Thiago Silva na Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo 2022

Esta é a quarta convocação de Thiago para uma Copa do Mundo, uma marca histórica que só outros sete jogadores conseguiram. Assim, Thiago fará parte do seleto grupo junto a Castilho, Nilton Santos, Djalma Santos, Pelé, Leão, Cafu e Ronaldo.

Sua primeira convocação foi em 2008, pelo técnico Dunga, para atuar em Eliminatórias da Copa do Mundo. Ele fez parte do grupo que foi disputar a Copa de 2010, na África do Sul, mas ficou apenas na reserva.

Já em 2014, foi titular e capitão na Copa do Mundo realizada no Brasil, mas esteve de fora da semifinal na qual a Alemanha aplicou a histórica goleada de 7 a 1 na Seleção Brasileira. Nesse jogo, Thiago estava suspenso.

Quando Tite assumiu, em 2016, o zagueiro passou a ser convocado novamente. Ele foi a campo em todas as cinco partidas da Amarelinha na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Inclusive, ele fez parte do elenco campeão da Copa América de 2019.

Agora, Thiago se prepara para disputar sua quarta Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, um feito raro que poucos conseguiram. Além disso, chega com experiência de sobra. Thiago Silva já conquistou a Seleção Brasileira a Copa das Confederações (2013) e a Copa América (2019).

Exit mobile version