Home Futebol Copa do Mundo: relembre 5 vezes que o Brasil decepcionou na estreia

Copa do Mundo: relembre 5 vezes que o Brasil decepcionou na estreia

Seleção brasileira entrará em campo pela primeira vez na Copa do Mundo 2022 amanhã (24), contra a Sérvia, em Lusail

Por Marco Maciel em 23/11/2022 12:57 - Atualizado há 2 anos

A contagem regressiva está terminando. Assim, finalmente o torcedor brasileiro verá a seleção em campo na Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (24), às 16h (horário de Brasília), a espera irá terminar com o pontapé inicial entre Brasil e Sérvia, no Estádio Nacional de Lusail. Dessa forma, o povo espera que a equipe do técnico Tite não decepcione em sua estreia no Catar.

Anteriormente, a seleção brasileira não conseguiu, em algumas oportunidades, estreias bem sucedidas. Nos dois primeiros Mundiais, o Brasil saiu derrotado. Em sua pioneira atuação numa Copa do Mundo, a equipe treinada por Píndaro de Carvalho foi superada em 1930 por 2 a 1 pela Iugoslávia (cuja dissolução originaria a Sérvia décadas mais tarde). Assim, nosso primeiro gol foi marcado pelo atacante Preguinho, filho do escritor Coelho Neto. Quatro anos depois, a nossa seleção treinada por Luiz Vinhaes faria apenas uma única partida na Copa do Mundo de 1934. Então, perderia por 3 a 1 para a Espanha, com o gol de honra marcado por Leônidas da Silva.

Brasil não perde em estreias na Copa do Mundo há 88 anos

Nesse sentido, foram as duas únicas estreias em que o Brasil perdeu. Ou seja, desde 1934, há 88 anos, que a seleção brasileira não amarga um revés em seu primeiro jogo de Copa do Mundo. Contudo, a equipe ficou devendo em algumas estreias em Mundiais posteriores.

Nas duas competições dos anos 70, o Brasil apenas empatou. No jogo de abertura da Copa do Mundo de 1974, um 0 a 0 do escrete de Zagallo com a mesma Iugoslávia na Alemanha Ocidental. E em 1978 na Argentina, um polêmico 1 a 1 com a Suécia, com Reinaldo decretando a igualdade depois do time de Cláudio Coutinho sair perdendo. Aliás, a partida foi marcada pelo gol de cabeça de Zico anulado pelo árbitro, por este ter encerrado o jogo com a bola no ar logo após cobrança de escanteio.

Por fim, o Brasil teria uma sequência de estreias bem-sucedidas, com nove vitórias consecutivas no primeiro jogo de cada Copa do Mundo. Somente em 2018, no Mundial anterior disputado da Rússia, a seleção brasileira não conseguiria largar com vitória. Então, a Suíça, que mais uma vez estará no caminho da equipe de Tite na próxima segunda (28), arrancou um empate de 1 a 1. Logo após Philippe Coutinho abrir o placar, o centroavante Zuber deixaria tudo igual. Portanto, o torcedor espera que a vitória sobre os suíços finalmente venha na semana que vem.

Exit mobile version