Copa do Mundo: Tite enaltece atitude de Neymar nos bastidores da seleção brasileira
Brasil se prepara para a estreia no Mundial do Catar; Tite exalta papel interno de Neymar
Divulgacao/CBF
Principal referência dentro da seleção brasileira, Neymar não será o capitão do Brasil nesta Copa do Mundo. Em entrevista ao UOL, Tite explica que o craque do PSG, apesar de não carregar simbolicamente a braçadeira, tem uma liderança importante em outros aspectos.
“Capacidade de comunicação é um dos atributos de liderança. Ele (Neymar) é um dos líderes. Ele tem uma naturalidade muito maior, mas tem uma dificuldade com vocês (jornalistas) de externar. Quando ele está no ambiente, com a molecada, ele é o primeiro a fazer assim (abraçar) com os jovens, talvez pela identificação. Não estou falando para fazer dele algo. Estou falando a verdade. No bastidor, ele tem um outro talento. É que se manifestar aqui, estar em frente da imprensa, é difícil, cara”, diz Tite.
“Liderança: não precisa de faixa para ser capitão, ela é mais representativa. Quando eu fiquei algumas vezes modificando [a tarja de capitão da seleção], é porque ela tem esse cunho, de ser respeitada e de dar liderança. Agora, existem diversas formas de liderar. Uma é saber se comunicar com a imprensa”, completou.
Brasil tem novidades na equipe titular
Na estreia diante da Sérvia, quinta-feira, às 16h, Neymar tende a ser escalado em uma função mais criativa, tendo liberdade para recuar e ajudar a preparar as jogadas. Sem a bola, o camisa 10 tem menos obrigações defensivas.
Para esta partida, Tite opta por uma escalação inédita e bastante ofensiva. Com apenas um volante e quatro jogadores que atacam.
Segundo o ge.com, o Brasil deve ter a seguinte escalação: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior
Apesar da importância individual de Neymar, Zico acredita na força do conjunto. Para o ex-jogador do Flamengo, o Brasil tem tudo para conquistar o hexa na Copa do Mundo do Cata
– Acredito no trabalho coletivo, em focar no “nós” e não no “eu”. O que eu vejo na seleção brasileira, atualmente, é uma Seleção onde o Neymar é a cereja do bolo, ele não é o cara que vai resolver, ele é aquele algo mais da Seleção. Isso é que tem que ser importante. Um cara que tem uma qualidade como ele, tem que ser aquele cara que no momento mais complicado ele vai dar aquele toque a mais para resolver, mas dependendo de toda uma equipe – declarou Zico, em entrevista ao portal A Gazeta.
Para chegar ao objetivo final que é o título, Neymar conta com outros jogadores que destacam no Brasil e exterior.
Romarinho manda mensagem para Neymar
“Fala, Neymar… Tá chegando a hora, hein? Aquele momento que separa os meninos dos homens. Sei que você já deve, a essa altura do campeonato, ter escutado muita bobagem, muita crítica, muita encheção de saco de gente que vive de dar opinião na vida e na carreira dos outros”, iniciou o Baixinho a extensa carta para Neymar.

