Corinthians corre risco de pegar “grupo da morte” na Libertadores
Timão caiu nas quartas de final da Libertadores nesta temporada, caindo para o campeão Flamengo, após duas derrotas
Buda Mendes - Getty Images
Quarto colocado no Brasileirão que se encerrou no último final de semana, o Corinthians sacramentou vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores. Contudo, isso não é sinônimo de “vida fácil”. Detentor de uma colocação mediana no ranking da Conmebol, o time paulista pode ter “pedreiras” em sua chave, tendo em vista que vários clubes já estão classificados com um melhor posicionamento.
Neste cenário, há uma grande possibilidade do Timão cruzar com Boca Juniors ou River Plate ainda na fase de grupos da Libertadores 2023. Além da dupla argentina, outros nove clubes estão à frente do alvinegro no ranking da entidade: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Athletico, Nacional, Atlético Nacional, Independiente del Valle, Libertad e Olimpia.
No regulamento para sorteio, a Conmebol não permite que clubes do mesmo país sejam alocados na mesma chave, com a exceção de que este venha como quarto integrante da fase preliminar. Com isso, diminuíram ainda mais o leque de possibilidades para o Corinthians, aumentando o risco de cruzar com River ou Boca.
Eliminado nas quartas de final da última Libertadores 2022, o alvinegro paulista não terá pontuação suficiente para ganhar posições no ranking e ultrapassar os clubes citados. O Timão ainda pode perder postos para Atlético-MG e Cerro Porteño, e figurar no pote 2 ou até mesmo no pote 3 do sorteio.
A cerimônia que definirá o caminho dos confrontos da próxima edição da Libertadores deve acontecer ainda neste ano, após a disputa da Copa do Mundo do Qatar, que tem final programada para o dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium.
👋🏼🇧🇷 Os 8️⃣ brasileiros que estarão na briga pelo título da CONMEBOL #Libertadores 2023!
✅ @Flamengo
✅ @Palmeiras
✅ @SCInternacional
✅ @FluminenseFC
✅ @Corinthians
✅ @AthleticoPR
✅ @Atletico
✅ @FortalezaEC #GloriaEterna pic.twitter.com/JF1pPXnMSS— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 14, 2022

