Festa, camelos e Morgan Freeman marcam a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022
Evento aconteceu neste domingo e trouxe como reflexão a inclusão do ser humano
Michael Steele/Getty Images)
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022 aconteceu neste domingo (20), no estádio Al Bayt, no Catar. Com 30 minutos de duração, o evento contou com uma grande festa, com show pirotécnico, presença de camelos, apresentação de mascotes, show musical e participações do ator Morgan Freeman e do influenciador catari Ghanim Al Muftah.
O Emir do Catar, Tamim bin Hamad e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, foram responsáveis por recepcionar o torneio no país árabe. Na sequência, o ex-zagueiro francês, Marcel Desailly, apareceu em campo com a taça mundial. O atleta foi campeão na Copa da França, em 1998.
Morgan Freeman participou em um vídeo, onde narrou a história de um tubarão baleia que nadou em direção ao estádio.
“Dessa terra ouvimos um chamado para o mundo, para reconectar, para retornar apenas por um momento para o que nos agrupa, para o que nos junta nessa jornada do leste para o oeste. Nós nos movemos juntos buscando um objetivo”, declarou.
Depois da produção, a apresentação contou com camelos, três mulheres do Catar, viajantes e tratadores. Neste momento, o artista norte-americano surgiu no campo, ao lado do influencer Ghanim Al Muftah, portador de síndrome de regressão caudal. Desta forma, a Fifa apresentou um tema discutido no decorrer dos últimos meses: a inclusão social.
Freeman e Ghanim deram espaço a 100 artistas que animaram a festa com bastões de led, enquanto era tocada a música “cantos da nação” com a apresentação das 32 bandeiras dos países que disputarão a Copa do Mundo.
Em relação as músicas, foram tocados temas que embalaram outros mundiais, o que incluem hits dos cantores Rick Martin e Shakira. Os mascotes da Copa do Mundo também marcaram presença e o último a se apresentar foi o La’eeb, que tem o formato dos tradicionais lenços árabes.
Por fim, o público participou de um show dos cantores Jung Kook, da banda sul-coreana BTS, e do artista local Fahad Al Kubaisi. A festa terminou com mais uma mensagem de Morgan Freeman, que disse: “Estamos construindo uma história incrível, em uma terra especial”.

