Galtier revela pedido para Neymar e destaca “sacrifício coletivo” do craque no PSG
Treinador ressaltou importância do brasileiro para o sistema tático do time manter o equilíbrio
Em coletiva de imprensa antes do duelo entre Lorient x PSG, pelo Campeonato Francês, Christophe Galtier voltou a rasgar elogios para Neymar. Inicialmente, o treinador relatou que, constantemente, pede para o camisa 10 manter o bom nível das suas apresentações e se relacionar com Messi e Mbappé em campo, já que os três costumam ser letais quando se procuram dentro de campo.
Além disso, Galtier exaltou o ímpeto de Neymar em ajudar seus companheiros no setor de contenção. Dessa forma, como vem sendo o principal “maestro” da seleção brasileira, a liberdade de flutuar entre o meio-campo e o ataque do PSG vem influenciando no ótimo desempenho do craque na atual temporada. Neste cenário, o comandante do time francês deixou claro que não irá manter o jogador fixo em um setor do campo.
“O que eu peço para Neymar? Ser bom, ser eficiente, ter um relacionamento com Mbappé e Messi. Ele tem essa habilidade e desejo de ser muito móvel. Ele gosta de descer muito para receber a bola, inclusive quando é necessário dar uma mão nos momentos de fraqueza (defensiva). Ele faz a ligação entre o setor de ataque e a defesa. Ele não é um terceiro meio-campista. Mas, na seleção, ele está muitas vezes em um meio-campo com três. Tenho certeza que ele está na sua zona preferida.”, disse.
“Ele quer ser muito ativo em campo. Ele não é um jogador posicional. Colocá-lo em uma posição seria privar suas qualidades.”, completou.
🔎 Neymar (30 anos) entre os 98 jogadores brasileiros que atuam nas TOP5 ligas europeias na temporada 22/23:
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 29, 2022
1º em gols (14)
1º em assistências (10)
1º em grandes chances criadas (15)
1º em passes decisivos (49)
1º em faltas sofridas (60)
1º em Nota Sofascore (7.85)
🔥🔥 pic.twitter.com/Qff9XagDWc
Além disso, Galtier foi questionado sobre o cuidado com os atletas antes da Copa do Mundo. Como o torneio está perto de iniciar, o técnico se mostrou compreensivo, motivo pelo qual vai atender pedidos para evitar lesões.
“Digo aos meus jogadores para manter o foco. Se um jogador me diz que não quer jogar, ele não joga. Isso também beneficiará outra pessoa. Também cabe a mim trazer uma dinâmica para aqueles que não jogaram muito.“, contou.

