Grêmio hoje: negociações para renovação de Kannemann causam mal-estar nos bastidores do tricolor gaúcho; entenda
No clube gaúcho desde 2016, Walter Kannemann tem contrato até o fim da atual temporada. Zagueiro disputou apenas oito jogos este ano
Lucas Uebel/ Grêmio
Antes de mais nada, Walter Kannemann tem o futuro indefinido no Grêmio. O zagueiro tem o desejo de permanecer no clube gaúcho, mas os candidatos à presidência estão indecisos sobre a ampliação do vínculo, que é válido até o fim da atual temporada.
O Torcedores.com apurou que Walter Kannemann quer estender o vínculo por mais um ano, ou seja, até dezembro de 2023. Após uma temporada marcada por lesões, o argentino disse a pessoas próximas que está se preparando para atuar em alto nível por mais um ou dois anos.
No entanto, além das seguidas lesões, o alto salário também é apontado como um complicador para o zagueiro seguir atuando com a camisa tricolor. Atualmente, ele tem o maior salário do elenco juntamente com Pedro Geromel.
A temporada de Walter Kannemann
Jogos: 8
Titular: 8
Reserva utilizado: 0
Gols marcados: 0
Assistências: 0
Minutos em campo: 680
Walter Kannemann ganha R$ 700 mil por mês no Grêmio. O “pacote” inclui o salário em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), direitos de imagem, luvas e bonificações firmadas previamente em contrato.
Além do argentino, Edílson, Léo Gomes, Rodrigo Ferreira, Nicolas, Diego Souza, Elkeson, Biel, Janderson têm contratos até o dia 31 de dezembro. Antes, o Grêmio quer definir a situação de Walter Kannemann.
Ainda segundo apurou a reportagem, o empresário do jogador, Martín Wainbuch, foi contatado por três clubes argentinos. Nos bastidores do mercado da bola especula-se que um dos interessados em Walter Kannemann seja o San Lorenzo.
Números pelo Grêmio (2016 – 2022)
Jogos: 232
Titular: 230
Reserva utilizado: 2
Gols marcados: 4
Assistências: 2
Cartões amarelos: 93
Cartões vermelhos: 3
Minutos em campo: 20487
O Al-Khor, do Catar, conforme o Torcedores.com antecipou em julho, também deseja contratar o zagueiro. Entretanto, Walter Kannemann só irá abrir conversas após esgotar todos os argumentos com os dirigentes tricolores.
De acordo com duas fontes ligadas ao departamento de futebol, a indefinição em torno do camisa 4 causou irritação no técnico Renato Portaluppi. Isto porque, o treinador condicionou sua permanência a renovação contratual do argentino e de outros jogadores do elenco.
No Grêmio desde 2016, Walter Kannemann se tornou ídolo da torcida tricolor. Além do Tricampeonato Gaúcho (2018, 2019 e 2020), o zagueiro foi um dos símbolos do time que conquistou a Copa do Brasil de 2016, a Copa Libertadores da América de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018.

