Renato Gaúcho tem cinco condições para renovar com o Grêmio para 2023
Renato Gaúcho ainda não definiu sua permanência no Grêmio para a próxima temporada
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O técnico Renato Gaúcho retornou ao comando do Grêmio em setembro com a missão de recolocar o clube na Série A. Com o objetivo garantido com três rodadas de antecedência, a permanência do treinador é uma incógnita. O comandante tem vínculo somente até o final do ano e ainda não definiu seu futuro. Contudo, segundo informações do UOL Esporte, Renato já estabeleceu algumas condições para renovar o contrato.
De acordo com a publicação, Renato Gaúcho quer um time competitivo, valorização salarial, estabilidade política, participação na montagem do grupo e poderes absolutos.
Algumas das condições estabelecidas pelo treinador, entretanto, não são tão simples. Para ter um time competitivo, por exemplo, o Grêmio precisará abrir os cofres, mas o clube não tem mais imponência financeira de outros temporadas. Essa questão ainda pode interferir diretamente no pedido pela ‘participação na montagem do grupo’. Renato Gaúcho costuma ligar para jogadores de sua confiança e ouvir indicações na hora de escolher alvos do time no mercado.
Em relação a valorização salarial, a base da negociação está no trabalho anterior, quando empilhou títulos entre setembro de 2016 e abril 2021.
“Não sei se vou estar aqui ou não. O próximo presidente terá um treinador. Os jogadores são profissionais e têm contrato. Esses jogos são importantes para que o próximo presidente e o próximo treinador possam até avaliar quem deve permanecer no grupo ou não”, disse Renato Gaúcho recentemente.
Candidatos à presidência querem Renato Gaúcho:
Candidatos à presidencia do Grêmio, Odorico Roman e Alberto Guerra, a princípio, já manifestaram o interesse na permanência de Renato Gaúcho para 2023. O primeiro turno da eleição gremista será na próxima segunda-feira (7).
“Conversei com o Renato. A nossa definição é que ele será o treinador no ano que vem. Participei das renovações do Renato em 2016 e em 2017, sei como funciona. Não existe dificuldade, mas não houve acerto. Os valores financeiros, por exemplo, precisam ser acertados. Mas manifestei o desejo de que ele ficasse. Ele também manifestou o desejo de ficar”, disse Odorico Roman em entrevista à Rádio Gaúcha.
Alberto Guerra afirmou que sequer tem um ‘plano B’ para o cargo caso seja eleito e o atual comandante não renove. “Não trabalho com plano B para treinador. Certamente vou pensar nisso somente se não conseguirmos acertar com o Renato”, disse à Rádio Gre-Nal.
COMO É BOM ESTAR DE VOLTA 💙🇪🇪 Pega um cafézinho e vem curtir essas imagens inéditas dos bastidores na @gremiotv: https://t.co/m0mlsw5YHm#NAUxGRE #Brasileirão2022 pic.twitter.com/3YUFEqGUPm
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 24, 2022

