Tite explica entrada de Rodrygo e saída de Paquetá no intervalo contra a Suíça
Mudança feita pelo treinador após o intervalo ajudou o Brasil a vencer jogo complicado contra a Suíça
DOHA, QATAR - NOVEMBER 28: Adenor Leonardo Bacchi, Head Coach of Brazil, is seen during the FIFA World Cup Qatar 2022 Group G match between Brazil and Switzerland at Stadium 974 on November 28, 2022 in Doha, Qatar. (Photo by Clive Brunskill/Getty Images)
O técnico Tite teve papel importante na suada vitória da seleção brasileira sobre a Suíça (1 a 0), nesta segunda-feira, no Stadium 974. Percebendo a dificuldade da equipe durante o primeiro tempo, o comandante resolveu fazer a primeira mudança na volta do intervalo, trocando Lucas Paquetá por Rodrygo.
Tite destacou a força do grupo de 26 jogadores ao justificar a entrada de Rodrygo, autor da assistência para o gol de Casemiro nos minutos finais da partida.
“Há um leque de opções porque tem um processo de quatro anos de construção. Quem venceu hoje foi o processo, foi o tempo de quatro anos de utilização de atletas para que eles possam desenvolver, ter a naturalidade, mesmo jovens, aproveitando em seus clubes e dando oportunidade. Se não é muito difícil. O processo venceu hoje, afora o trabalho todo, mas ele consolida isso. E aí estão as qualidades técnicas individuais. Em outro momento foi Martinelli, Neymar e Danilo com as condições que já falei, mas a equipe toda te traz. E o Rodrygo está inserido porque é um grande jogador”, disse o treinador, que explicou a opção por sacar Lucas Paquetá.
“Foi uma opção tática, e às vezes o jogo te pede algumas coisas, temos que ter a capacidade de ler o jogo. Um jogo muito difícil. A Suíça foi a melhor defesa das eliminatórias europeias. É um estilo de jogar diferente da Sérvia, que propõem mais o jogo na bola triangulada. A Suíça abaixa mais e procura dizer assim, ‘erra, que eu vou criar minhas oportunidades. Com grandes jogadores. O Embolo, o Xhaka, o lateral direito são muito bons jogadores, o goleiro tem qualidade com o pé, faz uma dupla sobra dificultando nossa pressão. O Paquetá estava em condições normais, se não, não usaríamos. O jogo pediu uma outra possibilidade, aí a entrada do Rodrygo contra a Suíça”, explicou.
Tite, que não costuma se manifestar sobre opiniões de jogadores, quebrou o protocolo desta vez ao comentar a declaração de Neymar, que considera Casemiro como o melhor volante do futebol mundial. A postagem foi feita pelo camisa 10 em sua página no Instagram logo após a partida. O atacante brasileiro, que se recupera de entorse no tornozelo, foi desfalque contra a seleção europeia.
“Eu tenho por hábito respeitar opiniões, e não comentar opiniões. Mas essa vou me permitir, eu concordo com ele (Neymar)”, declarou.
Líder do Grupo G, com seis pontos ganhos, o Brasil garantiu antecipadamente a vaga às oitavas de final da Copa do Mundo.
A equipe comandada por Tite volta a campo na próxima sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), contra Camarões, no Lusail Stadium, pelo encerramento da fase de grupos do Mundial. A seleção joga pela vitória para confirmar a liderança da chave.
Nas oitavas de final, o Brasil vai enfrentar um dos integrantes do Grupo H do Mundial. Portugal, Gana, Coreia do Sul e Uruguai são os possíveis adversários.

