Argentina x França: tudo o que você precisa saber sobre a final da Copa do Mundo 2022
Final do Mundial reunirá duas seleções bicampeãs mundiais
LUSAIL CITY, QATAR - DECEMBER 18: Members of the Qatari Amiri Guard patrol outside the stadium prior to the FIFA World Cup Qatar 2022 Final match between Argentina and France at Lusail Stadium on December 18, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Catherine Ivill/Getty Images)
Chegou o grande dia! Neste domingo, às 12h (horário de Brasília), Argentina x França fazem no Lusail Stadium a tão esperada final da Copa do Mundo 2022.
A Argentina tem em Messi sua principal arma. O jogador, que é um dos maiores da história do futebol, joga seu último Mundial. Mbappé, por sua vez, com apenas 23 anos, está apenas no início de uma carreira que tem tudo para ser uma das maiores do futebol mundial.
Messi, nas últimas Copas sempre foi a principal peça da seleção Argentina. Porém, nesse mundial, o papel do 10 argentino o elevou à posição de jogador fundamental, insubstituível. Apesar de o futebol ser um jogo coletivo, e a Argentina de Scaloni é um time que joga para Messi.
Já na França, o craque Mbappé tem a parceria de outro fora de série: o super versátil Antoine Griezmann. O jogador, que começou como atacante, tornou-se nesse mundial um meia que joga para a equipe. Trocou o ataque pelas funções coletivas. E isso não é de hoje, na Euro 2016, Griezmann foi o melhor marcador do time de Deschamps.
Resumo das campanhas dos finalistas da Copa do Mundo 2022
Foram as duas seleções que mais se destacaram na competição. A Argentina estreou de maneira preocupante com derrota de virada para a surpresa Arábia Saudita e foi para a segunda rodada com chances reais de eliminação ainda na fase de grupos. No entanto, a seleção comandada por Lionel Scaloni teve boa atuação e respirou aliviada após vitória por 2 a 0 sobre o México. Na última rodada, o triunfo sobre a Polônia por 2 a 0 confirmou a classificação às oitavas de final.
No mata-mata, a Albiceleste sofreu diante da Austrália, mas conseguiu superar a pressão adversária nos minutos finais e segurou a importante vitória por 2 a 1. Em seguida, veio a Holanda em jogo dramático. Os sul-americanos abriram 2 a 0, porém, no final do segundo tempo acabaram sofrendo o empate, que persistiu na prorrogação. A classificação à semifinal veio nos pênaltis em atuação brilhante do goleiro Dibu Martínez. O último desafio antes da decisão foi contra a Croácia, algoz do Brasil nas quartas de final. A seleção albicelestre atropelou com impiedosos 3 a 0 na atuação mais emblemática até aqui.
Atual campeã mundial, a França foi ao Catar com desfalques. Para piorar, às vésperas da estreia, Benzema e Nkunku se lesionaram e acabaram cortados. A equipe de Didier Deschamps estreou com goleada por 4 a 1 sobre a Austrália e em seguida fez 2 a 1 na Dinamarca, assim se garantindo antecipadamente nas oitavas de final. Na rodada final, com muitos reservas, Les Bleus foram derrotados pela Tunísia por 1 a 0.
No primeiro desafio do mata-mata, a França bateu a Polônia por 3 a 1, e nas quartas de final levou a melhor sobre a Inglaterra com triunfo por 2 a 1. Na semifinal, encontrou a sensação Marrocos e com muita eficiência chegou à decisão fazendo 2 a 0.
Escalações confirmadas em Argentina x França
Lionel Scaloni confirmou a Argentina com Di María entre os titulares. Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi, Acuña; Di María, De Paul, Enzo Fernández, Alexis Mac Allister; Messi e Julián Álvarez.
A França foi escalada sem surpresas e vai com o que Didier Deschamps tem de melhor: Lloris, Koundé, Varane, Upamecanoe Theo Hernandez; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Dembélé, Mbappé e Giroud .

